- Este evento já passou.
PSICANÁLISE DE TRANSTORNOS ALIMENTARES – ORG. PATRICIA GIPSZTEJN JACOBSOHN – PRIMAVERA EDITORIAL
14 de março de 2023 das 18:30 as 21:30
Evento Navegação
Nos últimos 22 anos, a CEPPAN firmou-se como instituição de referência nos transtornos alimentares. Temos dois grandes vieses: a pesquisa em psicanálise e o atendimento social em psicoterapia psicanalítica para pacientes com transtornos alimentares. Por atendimento social entende-se aquele adequado à possibilidade financeira de cada paciente. A importância desse tipo de atendimentos se dá, principalmente, pelo alto custo do tratamento. Uma vez que entendemos os transtornos alimentares como multideterminados, seu tratamento é multiprofissional. E, por isso, custoso. Sendo, assim, difícil – quando não impossível – para as classes menos favorecidas.
A CEPPAN tem ainda a missão de contribuir com a formação de psicanalistas de transtornos alimentares. Dessa forma, seus membros têm a possibilidade tanto de atuar clinicamente quanto de realizar o estudo teórico sistemático em transtorno alimentar. Importante mencionar aqui que todos os analistas da CEPPAN trabalham voluntariamente.
Hoje, a instituição constitui-se como um grupo forte, ativo e pulsante. Tem raízes fortes, fincadas numa teoria consistente e numa prática atual conectada com a realidade de nosso país, podendo contribuir com a atuação social, fruto da necessidade em voltar também para nós a responsabilidade da construção de uma sociedade mais justa.
Cybelle Weinberg e Ana Paula Gonzaga fundaram a CEPPAN no ano 2000. Ana Paula coordenou nosso grupo até 2013 ao lado de Cybelle. Atualmente, é colaboradora e parceira importante e querida ao nosso grupo. Cybelle esteve à frente da CEPPAN até a sua morte em 2019. Foi incansável em fortalecer nosso grupo. Ocupava-se com afinco em publicar e organizar textos sobre a psicanálise dos transtornos alimentares. Atualmente, a CEPPAN conta, além desta atual publicação, com seis livros e mais um no prelo. Cybelle sempre teve como grande objetivo a divulgação dos conhecimentos adquiridos, a qual fazia por meio de aulas, palestras, apresentação de trabalhos em congressos, artigos, livros e entrevistas em TV, rádio e internet. Ela tem inúmeras publicações.
Sua grandeza, porém, transcende a atuação profissional. Foi também uma mulher excepcional. De uma doçura, classe e delicadeza indescritíveis. Sua simplicidade e bom gosto na vida, penso, eram as características que ficavam patentes também nos textos acadêmicos. Poucos escrevem sobre temas tão complexos de forma tão simples quanto ela. Só ela sabia escrever com tanta profundidade e de forma tão leve. Assim era também sua presença: marcante e delicada.
A mim, pessoalmente, a despeito da herança profissional, Cybelle me ensinou a importância de aproveitar da vida, de curtir cada momento. Cybelle era pura vida. Eu dizia a ela que ela fruía a vida. Perdi uma grande amiga, mentora e coordenadora. A psicanálise e a clínica perderam uma apaixonada encantadoramente competente.
Após a dolorosa perda da Cybelle, decidimos homenageá-la colocando o seu nome na clínica. Passamos a nos chamar CEPPAN – Clínica Cybelle Weinberg de Estudos e Pesquisas em Psicanálise da Anorexia e Bulimia. Assumi, junto com a Ana Carolina Saraiva, a coordenação da CEPPAN, como era o desejo de Cybelle.
A psicanálise pode ser viva, frutífera e servir de base para novas pesquisas, quando trabalhada em um grupo de estudos e atendimento, nos moldes da CEPPAN.
Foi assim que a Cybelle apresentou a CEPPAN no último volume do Psicanálise de Transtornos Alimentares. Uma psicanálise fecunda, engajada e arejada foi seu mote – tanto com relação a sua própria atuação profissional quanto no seu desejo de que a pesquisa em psicanálise acontecesse de forma crescente.
E aqui estamos, tentando honrar o seu legado.
A primeira publicação da nossa clínica com esta nova configuração e com o novo nome é este livro que orgulhosamente apresento a vocês.
Toda a sua idealização e concepção foi planejada por Cybelle. Desde a editora, as autoras e os temas, todos foram escolhidos por Cybelle. Cada uma dessas autoras tinham especial importância e relevância para ela. Seja porque foram filhas da CEPPAN (“minhas meninas”, como ela carinhosamente se referia a nós), seja porque foram interlocutoras ativas que compuseram as bases da psicanálise brasileira dos transtornos alimentares e obesidade. Muitas dessas autoras foram amigas próximas de Cybelle.
Agradeço aqui a todas as autoras, que depositaram em mim a confiança em fazer acontecer o projeto da Cybelle. E àquelas autoras que não fazem parte da CEPPAN, agradeço, mais uma vez, a valiosa contribuição e parceria conosco.
Decidimos, como forma de tentar (alucinatoriamente) presentificar a Cybelle e presentear nossos leitores, republicar um lindo texto dela na abertura do nosso livro. E no final do livro – já que fins são tristemente inevitáveis – publicar uma crônica sua justamente sobre sua doença e transtornos alimentares.
E assim temos um livro que apresenta uma psicanálise viva e frutífera tão almejada por Cybelle. O leitor encontrará aqui um rico e importante material, tanto teórico, como clínico. Autoras que se debruçaram sobre uma temática densa e complexa, sem perder a unicidade de cada manifestação ou novidade de cada recorte teórico ou de cada paciente.
Cada artigo aqui presente ajuda a firmar a importância da psicanálise como abordagem reconhecida e eficaz no tratamento dos transtornos alimentares.
Boa leitura!
– Patricia Gipsztejn Jacobsohn