A Livraria da Vila completou 32 anos de vida em abril de 2017.

E a sua história é tão bacana que merece ser comparada a de um ser humano. Muita ousadia ou pretensão? Vamos tentar entender. Desde seu nascimento, recebeu a melhor educação possível. Tratada pelos pais, familiares e amigos com muito carinho, ela correspondeu às expectativas e se tornou a queridinha de todos. Charmosa, acolhedora, receptiva e democrática, em pouco tempo a Vila foi adotada por aqueles que compartilhavam a visão de livraria como um ponto de encontro, um lugar para ver gente, comprar livro, passar o tempo, tomar café, ouvir histórias.

A Vila foi se desenvolvendo, desabrochando e chegou aos 18 anos. Resolveu dar asas aos seus sonhos, e voou. Era 2003, e sem perder seus atributos de caráter e formação, a Vila estabeleceu-se em outras terras, aprendeu artes e outras línguas, sustentou seu interesse original nos livros infantojuvenis e ampliou o conhecimento em literatura brasileira e estrangeira. Adquiriu gosto por música, filmes e games e por eventos culturais. Criou auditórios onde apresenta palestras, cursos, debates, pocket shows, contação de histórias e temporadas teatrais. Sem falar dos lançamentos de livros que acontecem diariamente.

Prestes, então, a completar 33 anos, a Vila só tem do que se orgulhar. Sabe que a expectativa de vida aumentou muito nos últimos anos e, por isso, agora só pensa no tanto que pretende fazer até a festa dos 50.

Eu, como seu admirador maior, vou junto nessa.

Boa leitura a todos.

Abraços!

Samuel Seibel

Institucional

Há 33 anos no mercado, a Livraria da Vila possui oito lojas na Grande São Paulo e mais duas unidades no Paraná. Consolidada como referência no cenário editorial, busca cada vez mais apresentar-se como um local acolhedor, receptivo e democrático, tornando-se ponto de encontro dos amantes dos livros, da literatura, da música e das artes.

Muito mais do que um lugar que reúne grandes obras da literatura – são mais de 200 mil títulos em seu acervo, continuamente atualizado –, a Livraria da Vila se preocupa em participar ativamente das comunidades que cercam suas unidades. Todos os dias, os mais variados eventos são oferecidos gratuitamente ao público: palestras, rodas de conversa, pocket shows, clubes de leitura e atividades infantis diversas compõem uma programação para lá de especial.

Conhecida por seus vendedores-leitores, sempre dispostos a dar dicas sobre as melhores publicações e lançamentos, a Livraria da Vila conta ainda com ambientes agradáveis e receptivos, projetados por competentes arquitetos. Dante Della Manna assina a unidade Fradique; Grégory Bousquet, do escritório Triptyque Architecture, as unidades do shopping JK Iguatemi e Jardim Pamplona, e Isay Weinfeld, as lojas da Alameda Lorena e dos Shoppings Cidade Jardim, Pátio Higienópolis, Pátio Batel (PR), Aurora (PR) e Parque Maia, em Guarulhos.

Completam a experiência de conforto os atraentes espaços destinados a cafés. As lojas Fradique e Pátio Higienópolis, por exemplo, abrigam unidades do tradicional café Santo Grão. Já a unidade Lorena, possibilita ao público uma pausa para saborear as famosas empanadas do La Guapa, restaurante da chef Paola Carosella.