« Todos Eventos
BATE PAPO E AUTÓGRAFOS COM VIVIANE DUARTE E CAROLINA DELBONI – QUEM É VOCÊ NA FILA DO PÃO? E DESAFIOS DA ADOLESCÊNCIA NA CONTEMPORANEIDADE – ED. PLANETA E ED. SUMMUS
19 de junho de 2023 das 18:30 as 21:30
Viviane Duarte nasceu e cresceu na periferia da cidade de São Paulo. Usava sacola de plástico nos pés para andar na rua em que morava. Quando estava quente, a sacola a protegia do calor infernal. Quando chovia, evitava escorregões no mar de lama que se formava. Aprendeu a negociar acompanhando a mãe e a avó materna, que vendiam doces e roupas para sobreviver. A vida de Viviane não é um conto de fadas, mas, como sempre estudou e teve foco e perseverança, conseguiu o seu objetivo. Mais conhecida como Vivi, ela seguiu um caminho que está levando milhares de meninas a vislumbrarem um futuro diferente. Formada em Comunicação e já com um filho no colo, começou trabalhando em agências e acabou criando a sua própria, Plano Feminino, com um objetivo: apresentar uma propaganda diferente da narrativa usual, sexista e machista. Foi pioneira nisso, mas não parou aí. Inquieta, criou, em 2016, o Plano de Menina, uma ONG voltada para meninas periféricas que não têm condições de conseguir um bom emprego. O instituto capacita as meninas por meio de cursos e de palestras e as conecta a vagas e oportunidades em multinacionais – são centenas de contratadas que mudam a história delas e a de suas famílias. Quem é você na fila do pão? não é uma biografia – apesar de a autora usar a sua própria história como exemplo. Este livro é um manual de desenvolvimento repleto de orientações, dicas, conselhos, explicações e exemplos práticos de como fazer para crescer e aparecer. Um guia para quem quer fazer a diferença no seu mundo e no mundo das pessoas à sua volta.
Este livro reúne textos da pedagoga e jornalista Carolina Delboni. Colunista do jornal O Estado de São Paulo, ela passou os últimos dez anos observando e estudando a adolescência. A obra está dividida em quatro partes. Na primeira, a autora convida o leitor a se desfazer dos clichês ligados a essa faixa etária e a estabelecer com ela um diálogo possível. Em seguida, analisa a interface entre adolescência e educação, tanto a que acontece dentro de casa quanto a escolar, discutindo temas como gênero, sexualidade, violência e os transtornos mentais que, cada vez mais, atingem nossos jovens. A terceira parte do livro enfoca as relações sociais dos adolescentes e abarca assuntos como cyberbullying, masculinidade tóxica e gravidez precoce. Na parte 4, Carolina debate as sequelas que a covid-19 deixou nessa geração. Obra fundamental para pais, educadores, psicólogos, médicos e todos aqueles que convivem com adolescentes. Prefácio de Rosely Sayão.