

20 de outubro das 18:00 às 21:00
POR QUE ESCOLHER O LIVRO “RACISMO AMBIENTAL”?
Sabiamente, esta obra recobra a importância da justiça ambiental, que dependerá, sem dúvida alguma, de políticas públicas compromissadas com o Brasil plural, com o Brasil pluriétnico, com a casa de todos, o ambiente também diverso, a depender de políticas públicas que considerem e priorizem a defesa do ambiente, mas visualizando a todos. É o momento, sem dúvida, de reconhecer esta realidade ambiental, o negro brasileiro vitimado pelo racismo ambiental. Mas essas políticas públicas dependem de leis realistas, com bases e fundamentos técnicos e científicos sobre este meio ambiente.
Com muitos cumprimentos, agradecendo a confiabilidade, comemoro a publicação e a contribuição desta brilhante obra.
Eunice Aparecida de Jesus Prudente
A contribuição maior da primorosa obra é oferecer uma proposta de conceituação jurídica do racismo ambiental como nova categoria jurídica estruturante da justiça ambiental com a intersecção racial.
Tomada de esperança, aplaudo este estudo inovador como relevante contribuição à ciência jurídica em sua ambição de identificar a potência do direito em proteger direitos e transformar realidades, tendo como inspiração maior a prevalência da dignidade humana na afirmação da justiça socioambiental.
Flávia Piovesan