Em cada detalhe

Livro examina o aplicativo Adobe Photoshop CC e ensina o passo a passo do tratamento de imagens digitais

Designer desta Vila Cultural e autor das ilustrações e do layout do álbum de autores recém-lançado pela Livraria da Vila, o diretor de arte e professor Jonas Ribeiro Alves participa de bate-papo seguido de sessão de autógrafos dia 5 de agosto, domingo, na loja da Fradique, para lançar o livro Adobe Photoshop CC – Tratamento de imagens digitais (Senai-SP Editora).
“O mundo fala cada vez mais por imagens, porque elas quebram muitas barreiras que a linguagem verbal muitas vezes não consegue superar. Uma ferramenta como o Adobe Photoshop, sinônimo de tratamento de imagens no mundo inteiro, auxilia quem utiliza a linguagem visual como forma de comunicação a fazer isso de forma mais precisa. É um livro técnico que pretende ajudar justamente quem precisa usar essa linguagem e utilizar esse aplicativo tão complexo e ao mesmo tempo tão poderoso”, afirma Jonas.
O Adobe Photoshop CC é um aplicativo que trabalha com imagens digitais, que podem vir da fotografia, de scanners digitais, de outros softwares ou mesmo serem criadas pelo próprio programa. “A imagem digital é constituída de pixels, a menor informação de cor de uma imagem. Manipular essas informações é o artifício do programa”, lembra o designer.
Com nove capítulos e fins didáticos, o livro propõe exercícios para fixação do aprendizado depois da apresentação de alguns temas. “É fundamental ter consciência de que nem sempre o aprendizado desse aplicativo é linear. Apesar da sequência numérica dos capítulos deste livro, com uma estrutura que busca mostrar as bases do Photoshop por etapas definidas, o estudo e principalmente o trabalho com imagens não segue rigorosamente as mesmas etapas”, escreve o autor na introdução do livro.
“Por sua fama ao alterar e tratar imagens, o chamado ‘retoque digital’, o Photoshop é conhecido inclusive por pessoas que não têm nenhuma ligação profissional com o programa”, descreve Jonas, que elenca, no capítulo 6 do livro, as principais funções das ferramentas de retoque para eliminar elementos indesejados ou melhorar o aspecto geral de uma imagem.
LANÇAMENTO
Livro: Adobe Photoshop CC – Tratamento de imagens digitais (Senai-SP Editora), de Jonas Ribeiro Alves
Loja: Fradique
Quando: dia 5 de agosto, às 15h