

31 de maio das 15:00 às 18:00
A PSICOLOGIA DO ESPORTE NO MEIO ARTÍSTICO – RODRIGO SARDINHA BORBOREMA – ED. ATENA
Autor(a): Rodrigo Borborema
Editora: Atena Editora
Os artistas profissionais vivem em um ambiente de altíssima exigência, incerteza e competitividade, de forma que há diversas demandas psicológicas no meio artístico; entretanto, há pouquíssimas pesquisas na Psicologia que tratam dos artistas e de seu meio. Assim, compreende-se que são absolutamente necessários estudos e a dedicação de profissionais da Psicologia ao meio artístico e aos artistas, para que sejam possibilitadas atuações embasadas na Ciência promotoras de sucesso e bem-estar para estes indivíduos.
A partir disso, foi realizado um estudo no C.E.P.P.E. - Consultoria, Estudo e Pesquisa da Psicologia do Esporte - como Trabalho de Conclusão de Curso da Formação em Psicologia do Esporte, que teve como objetivo avaliar se a Psicologia do Esporte pode contribuir para o melhor desempenho e bem-estar de artistas profissionais, buscando conhecer as demandas psicológicas destes, e compará-las com as dos atletas. Este estudo acadêmico é apresentado no presente livro, sendo mantida a sua estrutura geral, mas buscando apresentá-lo em uma linguagem acessível e explicando os conceitos utilizados.
No livro, se apresenta uma revisão de literatura sobre a história da Psicologia do Esporte e sobre a sua caracterização atual, uma investigação sobre quais são os temas mais pesquisados na área, e revisões da literatura dos três principais temas: estresse e ansiedade, aspectos emocionais e de humor, e motivação (todos a respeito de atletas). Em seguida, são apresentados dados obtidos em entrevistas com 8 artistas profissionais, relativos aos três temas citados e à possibilidade de contribuição da Psicologia do Esporte para a prática artística, tendo-se analisado esses dados através do método “Discurso do Sujeito Coletivo”. A partir disso, são comparados os achados sobre artistas e atletas.
Foi constatado que há notórias similaridades entre artistas profissionais e atletas em relação aos aspectos psicológicos investigados, às suas demandas psicológicas, e entre os dois ambientes estudados. Concluiu-se também que a inserção da Psicologia do Esporte no meio artístico profissional se faz necessária (e que é reconhecida pelos artistas), podendo esta contribuir para o melhor desempenho e bem-estar de artistas profissionais, assim como para o meio artístico.
Além disso, foi evidenciado que é fundamental uma produção coletiva de conhecimento científico acerca das demandas e fatores psicológicos presentes no meio artístico, e assim, espera-se que o presente estudo possa contribuir para essa produção e para a necessária inserção de psicólogos(as), sobretudo de psicólogos(as) do esporte, no meio artístico, possivelmente colaborando para a construção de uma nova área de pesquisa e um novo campo profissional da Psicologia.
O livro, como dito, é apresentado em uma linguagem acessível, sendo destinado a psicólogos(as), artistas e demais profissionais da área, e a todos que se interessam pelos temas discutidos.
Boa leitura!
Rodrigo Borborema