- Este evento já passou.
ARRITMIAS CARDÍACAS NA PRÁTICA PEDIÁTRICA E MANUAL DE CARDIOINTENSIVISMO PEDIÁTRICO – ROGÉRIO B. ANDALAFT E JULIANA T. PACHECO – ED. DI LIVROS
19 de novembro das 19:00 as 21:30
Evento Navegação
As arritmias pediátricas contemplam os mesmos eventos identificados em adultos, inseridos em diversas formas estruturais de coração, desde os corações pequenos até as múltiplas alterações intracavitárias, anomalias de posição dos vasos da base, alterações da estrutura anatômica do ventrículo sistêmico e mudanças nas posição das estruturas cardíacas dentro do tórax. Assim, as arritmias cardíacas em crianças e cardiopatias congênitas correspondem a uma área extremamente complexa, cheia de nuances e condições especiais. É esse grande mistério que cardiologistas pediátricos, cardiologistas e eletrofisiologistas tentam desbravar, adaptando o conhecimento às novas condições impostas na prática clínica. Arritmias Cardíacas na Prática Pediátrica: Da Emergência ao Consultório, organizado em 76 capítulos, aborda diversos aspectos da eletrofisiologia pediátrica, desde o diagnóstico nos setores de emergência, passando por exames não invasivos e o laboratório de eletrofisiologia, até a estabilidade no consultório. Esta obra permite ao leitor uma melhor compreensão dessa miscelânea de condições que se somam aos quadros arrítmicos. Neste livro, o leitor encontrará aspectos clínicos, fisiopatológicos, pediátricos e eletrofisiológicos que fornecem uma base sólida para o melhor atendimento ao paciente. Como um mapa, este livro percorre todas as fases, da criança ao adolescente/adulto, do coração normal à cardiopatia congênita complexa, enfocando também públicos menos assistidos, como os adultos com cardiopatias congênitas. Esperamos que o leitor compreenda que o conhecimento, assim como o DNA celular, deve ser transmitido de geração a geração, para que possamos evoluir e melhorar a qualidade do atendimento a esses jovens pacientes. Compartilhar o conhecimento é o DNA desta obra, sabendo que como uma frente de onda pode ser propagar às diversas mentes que tratarão os pacientes pediátricos portadores de arritmia. É uma honra compartilhar a minha experiência e da Dra. Lânia com cada um de vocês. Espero que esta obra incentive novos profissionais a se interessarem pela eletrofisiologia pediátrica, melhorando o futuro desses pacientes.
Manual de Cardiointensivismo Pediátrico é uma obra essencial para todos os profi ssionais envolvidos no cuidado intensivo de crianças com cardiopatias. Este livro oferece uma abordagem prática e detalhada sobre as complexidades do manejo cardíaco em pacientes pediátricos, abrangendo desde os conceitos anatômicos e fi siológicos fundamentais até as intervenções cirúrgicas e cuidados pós-operatórios. Organizado em cinco partes, o manual aborda temas centrais como monitorização hemodinâmica, fi siologia respiratória, manejo de drogas vasoativas e cuidados intensivos no pré e pós-operatório das principais cardiopatias. Além disso, são discutidos cenários clínicos desafiadores como síndrome infl amatória multissistêmica, transplante cardíaco e a utilização de assistência circulatória mecânica, oferecendo uma visão abrangente e atualizada para o suporte ao paciente pediátrico. Escrito por especialistas atuantes nas mais diversas áreas da cardiologia pediátrica e cuidados intensivos, este livro se destaca pela clareza e profundidade ao tratar temas complexos com uma linguagem acessível. O objetivo é ser uma referência prática tanto para cardiologistas pediátricos quanto para outros profi ssionais de saúde que atuam em Unidades de Terapia Intensiva Pediátrica. Seja você um estudante, residente, ou profi ssional experiente, este manual será um aliado indispensável no aprimoramento do seu conhecimento e na condução segura de pacientes pediátricos com cardiopatias graves.