- Este evento já passou.
Artigas e Miguel Juliano: 6 casas modernistas em ponta grossa
5 de setembro de 2018 das 18:30 as 21:30
Evento Navegação
À medida em que a vida familiar e as relações sociais mudam, o arquiteto atento sintetiza suas reflexões sobre a cultura urbana e sobre o morar, em novas propostas espaciais, concretizadas no projeto de uma casa. Assimilar a arquitetura realizada amplia a compreensão dos aspectos culturais e sociais que envolvem seus habitantes. Conhecer o desenvolvimento da cidade ajuda o leitor a identificar as mudanças da vida doméstica.
As duas casas assinadas por Vilanova Artigas e as quatro de autoria de Miguel Juliano, em Ponta Grossa, no final da década de 1940 e início de 1950, compõem o recorte abordado neste livro. Ressaltam-se as características relacionadas ao movimento modernista brasileiro, assim como os atributos funcionais, estéticos e simbólicos das casas por eles projetadas. Investiga-se quem era a elite pontagrossense disposta a contratar um projeto arquitetônico com tais qualidades.
O leitor é conduzido ao percurso pelas casas, conhecendo suas origens, a história de seus primeiros moradores e o que elas significaram para a cidade à época da construção, oferecendo o contexto necessário para compreender a importância de seu resgate e da manutenção de sua memória.
De Ana Luísa Furquim e Gisele Pinna Braga
Ed. Arquimemo – Livros, Arquitetura & Patrimônio