« Todos Eventos
Adicionar aos Favoritos
25 de novembro das 19:00 às 21:30
DIREITO DO TRABALHO E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL | DESAFIOS REGULATÓRIOS DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL – RAPHAEL MIZIARA | GÁUDIO RIBEIRO DE PAULA – ED. MANOLE
A partir de uma abordagem profundamente original, o autor denuncia os impactos discriminatórios das tecnologias emergentes no mundo do trabalho e propõe uma teoria jurídico-pragmática baseada na Teoria do Agir Comunicativo de Jürgen Habermas.Com linguagem clara e rigor acadêmico, o livro revela como sistemas automatizados, ao serem aplicados em processos como recrutamento, gestão e demissão, podem reproduzir ou amplificar desigualdades sociais. Além disso, oferece propostas concretas para a construção de uma inteligência artificial explicável, transparente e centrada no ser humano.Direito do trabalho e inteligência artificial - discriminação algorítmica é leitura essencial para juristas, profissionais de RH, pesquisadores e todos os que se preocupam com justiça social num mundo cada vez mais digitalizado.
Como regular o imprevisível? A inteligência artificial (IA) já não pertence ao futuro – ela está entre nós, moldando mercados, decisões políticas, relações de trabalho e até o próprio conceito de humanidade. Neste livro, Gáudio Ribeiro de Paula enfrenta os desafios éticos e jurídicos impostos por essa nova realidade, propondo um modelo de regulação que antecipe riscos e preserve a dignidade humana: o human rights by design. A obra oferece uma abordagem inovadora e crítica, combinando direito, tecnologia e filosofia, para pensar o presente e o futuro da IA.Com uma análise comparada do cenário regulatório global e uma reflexão sobre a integração de valores éticos nos próprios algoritmos, o autor convida juristas, tecnólogos e formuladores de políticas a atuarem desde já na construção de uma IA centrada no ser humano. Obra importante também para operadores do Direito, estudantes e docentes de graduação e pós-graduação em Direito, Ciência Política, Filosofia, Ciência da Computação e áreas correlatas, além de pesquisadores interdisciplinares das áreas de IA, ética aplicada, ciência de dados e sociotecnologia.
Compartilhar