- Este evento já passou.
MULHERES E TRABALHO – TRAJETÓRIAS E DESAFIOS NO MUNDO CONTEMPORÂNEO – MARIANE LEMOS LOURENÇO E CAMILLA FERNANDES – ED. JURUÁ
7 de outubro de 2023 das 15:30 as 18:00
Evento Navegação
Este livro tem a necessária tarefa de evidenciar e deixar cada vez mais claro que discutir a conexão entre mulheres e trabalho é discutir desenvoltura, capacidade, coragem, força e solidariedade.
Apesar de ocuparem cada vez mais espaços em comum, a atuação de mulheres no mercado de trabalho ainda é permeada por uma série de barreiras e obstáculos que, comumente, não são enfrentados por homens. Nos capítulos aqui discutidos, traz-se diferentes histórias com diferentes pontos de vista sobre como a inserção e a atuação de mulheres em esferas organizacionais distintas, como em empresas, na política e até em seus próprios empreendimentos, podem ser vivenciadas, entrelaçando-se às suas experiências e dilemas pessoais.
Ainda que o despertar dessas discussões tenha se iniciado em um contexto acadêmico, viu-se que as reflexões aqui elencadas ultrapassam as fronteiras dessa esfera e se fazem cada vez mais presentes no cotidiano de mulheres e também de homens que com elas convivem. Perpassando por cenários de identificação e idealização, eleições, conflito trabalho-família, empreendedorismo, a pandemia de Covid-19, dentre outros contextos desafiadores. Além de trazer ao debate estas problemáticas, ressalta-se como as mulheres enfrentam tais desafios, buscando mudanças não somente individuais, mas também coletivas e sociais.
As mulheres apresentadas ao longo dos capítulos deste livro, com seus conflitos e dramas pessoais, tangenciam a vida de muitas outras. Afinal, quem são as mulheres trabalhadoras no Brasil? Mulheres empreendedoras, mulheres que trabalham em grandes e pequenas empresas, em casa, em escolas, universidades, dentre tantos outros lugares. Mulheres de todas as etnias, classes sociais e religiões.
Os temas apresentados neste livro vão além das perspectivas acadêmicas, englobando o contexto organizacional, mas também o contexto cotidiano, que é único para quem o experiência. Cada trabalho traz consigo uma inquietação pessoal, um sofrimento vivido ou compartilhado também por cada pesquisadora. Este livro tem como propósito reconhecer que não estamos sozinhas e que somos capazes de muito mais do que pensamos.