Carregando Eventos

« Todos Eventos

NÃO HÁ MUNDO SEGURO SEM CIÊNCIA E CLOROQUINATION – LUIZ CARLOS DIAS, CHLOÉ PINHEIRO E FLÁVIO EMERY – ED. PARAQUEDAS

4 de junho das 18:00 as 21:00

 

Luiz Carlos Dias é químico, professor titular da Unicamp e um combatente da guerra contra as fake news que precisou ser travada no Brasil e no mundo quando a pandemia de covid-19 se instalou, em 2020. Este livro é o relato nu e cru do dia a dia dessa guerra, de tudo que precisou ser feito para que o nosso país não sucumbisse de vez à força do SARS-CoV-2 e de suas variantes. Uma das nossas vozes mais fortes na defesa da ciência, Luiz Carlos relembra e reflete sobre as etapas desse conflito essencialmente digital – e que ainda não acabou –, contando detalhes da sua luta na universidade, nas redes sociais e nos veículos de imprensa para conter o negacionismo, as notícias falsas e as campanhas antivacinas munido de informação qualificada e certificada pela ciência. Não há mundo seguro sem ciência é leitura indispensável para quem quer entender como um dos países com o melhor plano de imunizações do mundo e com uma cultura vacinal estabelecida perdeu mais de 710 mil vidas para apenas uma doença, tornando-se o segundo país em número de óbitos por covid-19.

Sobre o autor

Doutor em Ciências, Professor Titular do Instituto de Química da Unicamp, Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico, membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e da Academia de Ciências do Estado de São Paulo (ACIESP). Foi membro da Força-Tarefa da UNICAMP no combate à Covid-19. Coordena um consórcio internacional com a MMV e com a DNDi para desenvolver novos candidatos clínicos para o tratamento de doenças parasitárias tropicais como Chagas e malária.

 

 

É mais simples escrever sobre fatos que aconteceram no passado, visto que o tempo nos permite um distanciamento por vezes necessário para reunir material e reflexões. Muito mais difícil é acompanhar os acontecimentos que farão parte da história conforme eles se desenrolam. Chloé Pinheiro e Flávio Emery trazem, neste livro, o resultado de uma ampla investigação jornalística sobre um dos temas de saúde mais tristes e relevantes da história recente do país. Jornalismo de alta qualidade.

Mariana Varella, cientista social e editora-chefe do Portal Drauzio Varella

O mundo inteiro foi revirado pelo avesso por causa de um vírus. No Brasil, tem sido difícil entender as voltas dessa montanha-russa que já levou mais de 600 mil compatriotas. Os caminhos que levaram à demora na aquisição de vacinas, ao aumento assombroso na venda de medicamentos comprovadamente ineficazes contra a covid-19 e a um sem-número de escândalos com origem nas altas esferas do poder são, no mínimo, tortuosos e obscuros. A jornalista Chloé Pinheiro e o farmacêutico Flávio Emery tiveram a coragem e a persistência necessárias para percorrer essa estrada. Com uma apuração extremamente cuidadosa e escrita clara que consegue ser leve mesmo ao tratar de um delírio coletivo , eles colocam em contexto os fatos que marcaram a pandemia no Brasil em seus dois primeiros anos. Se a experiência da pandemia foi a de estar a bordo de um trem fantasma desgovernado em meio à maior crise de saúde pública do século, Cloroquination é leitura essencial para entender como uma parte significativa do Brasil pulou de cabeça neste vagão.

Meghie Rodrigues, jornalista freelancer de ciência e meio ambiente

 

Autores

 

Chloé Pinheiro

Jornalista com mais de dez anos de cobertura de saúde e ciência. Atualmente, é repórter na revista Veja Saúde, da Abril, e já colaborou para veículos como UOL e Agência Fapesp. Em 2021, foi incluída no ranking de profissionais mais admirados da imprensa de saúde e bem-estar do Brasil elaborado pelo Einstein e pelo Portal Jornalistas e Cia.

 

Flavio Emery

Farmacêutico e doutor em Ciências pela UFRJ, desde 2008 é Professor da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto, da USP, onde coordena o grupo de pesquisa em química heterocíclica e medicinal (QHeteM). Foi Presidente da Associação Brasileira de Ciências Farmacêuticas (ABCF, 2019-2020) e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (2018-2022).

Detalhes

Data:
4 de junho
Hora:
18:00 as 21:00

Local

Fradique
Rua Fradique Coutinho, 915 - Pinheiros
São Paulo, São Paulo 05416-011 Brasil
+ Google Map
Telefone:
(11) 3814-5811