- Este evento já passou.
O DILEMA DE PI – OCTÁVIO NUNES – INDEPENDENTE
30 de novembro de 2022 das 18:00 as 21:00
O livro mostra, por meio de depoimentos de paciente e de especialistas, que o sistema de saúde brasileiro, embora com significativos e reconhecidos avanços, especialmente no segmento privado, está muito distante de oferecer o melhor, o mais digno e o mais acessível tratamento ao paciente de câncer.
São muitos desafios no caminho de quem tem a doença no Brasil e não há uma única explicação para isso. Dos depoimentos dos pacientes é possível extrair sentimentos como medo, frustração, insegurança, incertezas e falta de confiança no sistema, muito embora, ilhas de excelência em atenção e assistência no sistema público possam contrapor determinadas percepções, ainda que isso não valha para todos os casos. No sistema privado, que representa um abismo em relação ao segmento público em termos de qualidade dos serviços e recursos científicos e tecnológicos, há maior chance de sucesso nos tratamentos e na forma como o paciente adentra e dispõe do sistema, embora, da mesma forma, existam falhas e gerem decepções.
Para especialistas, médicos, pesquisadores, líderes do segmento de saúde e representantes dos pacientes ouvidos no livro, há muito a ser feito em termos de políticas públicas, gestão, qualificação dos profissionais, diálogo, informação qualificada e objetividade no gerenciamento do sistema que envolve os entes da Federação. Apesar dos esforços dispendidos pelos atores do ecossistema da saúde, é preciso ir além: desenvolver ações de prevenção e controle e ampliar o acesso ao diagnóstico, tratamento, exames, atenção e ao acolhimento dos pacientes para melhor enfrentar o fenômeno do câncer que avança irrefreável e desafia a gestão e os recursos humanos, tecnológicos e financeiros para atender toda a demanda de um País de dimensões continentais, especialmente após o advento da pandemia da Covid-19.