

21 de outubro das 17:00 às 20:00
Por uma educação disruptiva: Algoritmos, sinapses e o novo pensar crítico é uma obra urgente e necessária para os educadores do século XXI. Juliana Fornari parte de uma inquietação que ecoa em todas as escolas: estamos preparando nossos alunos para um mundo que já não existe mais? Com uma linguagem acessível, mas sem abrir mão da profundidade, a autora desmonta a falsa oposição entre tecnologia e humanismo, mostrando como a cultura digital, os algoritmos e a inteligência artificial já são o tecido onde a vida acontece. A obra articula-se em torno de eixos fundamentais: a educação como movimento transformador que, apesar das desigualdades e crises, continua sendo a principal impulsionadora de mudança social; a urgência de formar mentes críticas e hiperconexas capazes de navegar no excesso de informação atual; e a necessidade de uma transformação profunda da docência, que equilibre afetos, ética e inovação. Fornari demonstra como a neurociência, a psicologia e a tecnologia são aliadas no processo de aprendizado, revelando que as emoções e os processos cerebrais influenciam diretamente a aprendizagem digital. O professor emerge não mais como detentor único do saber, mas como mediador e curador de sentidos, capaz de provocar, pertencer e se reinventar diante das mudanças. O livro propõe uma travessia coletiva, onde cada etapa da história da educação exige esperança, criticidade e ação transformadora. Costurando relatos de sua própria trajetória, dados atuais sobre o cenário educacional brasileiro e diálogos com pensadores como Paulo Freire, Manuel Castells e Zygmunt Bauman, Fornari oferece um farol para navegantes em meio à tempestade. É uma leitura fundamental para todos que se recusam a desistir de uma educação relevante, crítica e profundamente humana na era digital.