

- Este evento já passou.
9 de setembro de 2023 das 18:00 às 21:00
Esse livro é de autoria da Prof.a Ana Júlia Cornélio Ribeiro atualmente atua como docente na FAAP; Mestre em Ciências Sociais Doutoranda em Filosofia pela PUC-SP.
O livro aborda o conceito de ritual como prática fundamental para sobreviver ao cotidiano complexo dos grandes centros urbanos. Baseado na Sociedade do Cansaço de Byung Chul Han Ana Júlia entende que:
Rituais são técnicas sagradas que de alguma forma estabelecem nossa comunicação com a ancestralidade.
Através de cerimônias e práticas celebramos a vida, sua finitude, honramos os antepassados e tornamos nossa psique mais resistente diante das crueldades do mundo.
Rituais são formas de contato com forças divinas.
Neste livro; contempla-se o conceito de ritual e sua relação com a ancestralidade e a natureza através de uma abordagem transdisciplinar. Mergulhando em universos de práticas e simbolismos que nos conectam com raizes profundas, permitindo o florescer da sabedoria como fonte de cura. Descobrindo caminhos para sobreviver diante da complexidade pós-pandêmica.
Aprofundando a reflexão sobre as transformações sociais na relação dos indivíduos diante da desconstrução do mundo pós-pandemia. Analisar as relações sociais, o mercado de trabalho, a fluidez e metamorfose dos meios de comunicação, e a conexão humano e natureza na era pós-digital e suas consequências. Relacionando os novos impactos das tecnologias da comunicação nos sistemas institucionalizados e nas relações individuo mundo, considerando as mudanças de hábitos sensoriais do sujeito pós-pandêmico, vislumbrando possibilidades para a comunicação individuo mundo e seus rituais que auxiliam na sobrevivência da complexidade de ser humano na contemporaneidade.