Navegar 2019

Com os escritores Carola Saavedra, Maria Ribeiro e João Carrascoza e a cantora Mônica Salmaso

A atriz, documentarista e escritora Maria Ribeiro, autora de Trinta e oito e meio (Língua Geral) e Tudo que eu sempre quis dizer mas só consegui escrevendo (Planeta), o escritor João Anzanello Carrascoza, de A trilogia do adeus (Alfaguara), entre outros muitos títulos que já publicou, a escritora Carola Saavedra, que lançou recentemente Com armas sonolentas, pela Companhia das Letras, e a cantora Mônica Salmaso, que lançou o CD Caipira no ano passado, são os primeiros nomes confirmados para a edição 2019 do projeto Navegar é Preciso, que acontece entre os dias 29 de abril e 3 de maio do ano que vem.
Em sua nona edição, o projeto, uma viagem ecoliterária pelo Rio Negro, na Amazônia, é uma parceria da Livraria da Vila com a agência Auroraeco, que já disponibiliza as cabines para quem quiser embarcar no navio IberoStar em 2019, ao lado de convidados especiais que participam de mesas literárias durante a viagem.
Lançado este ano, o novo livro de Maria Ribeiro, Tudo que eu quis dizer, traz cartas que ela escreveu para destinatários tão distintos quanto Freud, Steve Jobs ou Lulu Santos, entre dezenas de outros nomes que inspiram o texto casual e divertido da atriz e escritora.
Autor de dezenas de livros, Carrascoza também atua como professor da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo. Com sua obra literária, diz que busca ir “à raiz das coisas”. A trilogia do adeus, por exemplo, traz os livros Caderno de um ausente, Menina escrevendo com pai e A pele da terra. A relação fragmentada das famílias, com uma “linha do tempo” que oferece perspectivas diferentes de afetos e vínculos, dá o tom desse trabalho de fôlego de Carrascoza, que acumula vários elogios pelo projeto.
Citada sempre como uma das melhores cantoras do país, Mônica Salmaso lançou Caipira pelo Biscoito Fino, no ano passado, e segue fazendo apresentações inspiradíssimas com o repertório do CD. No disco, Mônica apresenta 14 músicas que conduzem a uma verdadeira viagem às origens da música brasileira. Meticulosa em cada projeto, ela montou um repertório selecionado a partir de uma pesquisa iniciada em 2003 e que, tocado de forma intimista, ressalta, como diz, a alma caipira presente em todos nós.

 

VIAGEM
O que: Navegar é Preciso 2019 com participações dos escritores Carola Saavedra e João Anzanello Carrascoza, da atriz e escritora Maria Ribeiro e da cantora Mônica Salmaso
Quando: entre 29 de abril e 3 de maio de 2019
Onde: Rio Negro, Amazônia, saindo de Manaus
Reservas e outras informações: reservas@auroraeco.com.br e (11) 3086-1731