Novas notas musicais

A cantora Lívia Nestrovski e o guitarrista Fred Ferreira embarcam na viagem do Navegar é Preciso, em abril

Fotos Daryan Dornelles/Divulgação

*Matéria publicada na revista Vila Cultural 167 (março/2018).

Lívia Nestrovski e Fred Ferreira

Com mais de uma década de parceira e apresentações muito elogiadas nos Estados Unidos, na Europa e em diferentes lugares do Brasil, a cantora Lívia Nestrovski e o guitarrista Fred Ferreira acabam de confirmar presença na oitava edição do projeto Navegar é Preciso, a viagem pelo Rio Negro que acontece entre os dias 30 de abril e 4 de maio, em uma parceria da Livraria da Vila e da agência Auroraeco.
Entre escritores e artistas convidados, a música também já se transformou em ingrediente indispensável na programação do Navegar. Lívia e Fred, que já estavam entre os futuros convidados da Livraria da Vila, aceitaram antecipar a presença na viagem depois que, por motivos pessoais, a cantora Zélia Duncan precisou, no mês passado, declinar do convite para embarcar em 2018.
Juntando sutileza, virtuosismo e expressividade, o duo formado por Lívia e Fred usa guitarra e voz para dar lugar à experimentação de timbres e interpretações. Compositores como Kurt Weill, José Miguel Wisnik, Luiz Tatit, Milton Nascimento e nomes da nova geração são colocados lado a lado de compositores eruditos, como Benjamin Britten e Maurice Ravel, traçando, como dizem os músicos, “narrativas inusitadas entre canções brasileiras e do mundo”.
Em 2013, Lívia, que é filha do maestro Arthur Nestrovski, e Fred lançaram o disco Duo, que foi superbem recebido no meio musical. Para Tom Zé, por exemplo, a canção Jogral é grande destaque de um disco “muito feliz nas escolhas”. A música rendeu inclusive um videoclipe feito em parceria com o artista holandês Oerd van Cuijlenborg. “Todas [as canções] dizem a que vieram. Mas Youkali é uma das melhores interpretações que já ouvi na minha vida”, disse Luiz Tatit, outro admirador do trabalho da cantora e do guitarrista.
Dois anos atrás, Lívia e Fred fizeram a direção musical e arranjos do projeto Mulheres de ‘90, que reuniu as cantoras Ceumar, Fabiana Cozza e Mônica Salmaso em São Paulo. Também em 2016, os dois fizeram uma turnê pela Europa, com participações em festivais como o Jazzkaar, na Estônia, e o Festival Literário Internacional de Óbidos, em Portugal, onde apresentaram um espetáculo inédito sobre o tema Utopia.
No ano passado, Lívia e Fred se apresentaram duas vezes nos Estados Unidos, no teatro Joe’s Pub, em Nova York, e durante o Brasil Summerfest. Além da participação no Navegar, ao longo de 2018 eles percorrem 12 cidades brasileiras com a turnê A língua das canções, espetáculo feito sob medida para o projeto Arte da Palavra, do Sesc.

VIAGEM
O que: Navegar é Preciso 2018, com participação dos escritores Beatriz Bracher, Bernardo Carvalho e Leandro Karnal, da atriz e escritora Maitê Proença, da atriz Clarice Niskier, da cantora Lívia Nestrovski e do guitarrista Fred Ferreira
Quando: entre 30 de abril e 4 de maio de 2018
Onde: Rio Negro, Amazônia, saindo de Manaus
Reservas e informações: reservas@auroraeco.com.br e
(11) 3086-1731