O amor em debate

A psicanalista Lígia Guerra e o escritor Fred Elboni conversam com Regina Volpato no Desconstruir

Às vésperas do início oficial da Primavera, um tempo de renovações, o projeto Desconstruir para Construir propõe o Amor como tema central do encontro que acontece no dia 18 de setembro, na loja da Fradique. Mediado pela jornalista Regina Volpato, apresentadora do programa Mulheres, da TV Gazeta, o debate terá como convidados a psicanalista Lígia Guerra, que está lançando Relacionamento sustentável, e o escritor e roteirista Fred Elboni, que aproveita para autografar Você e outros pensamentos que provocam arrepio, seu novo livro, com 50 crônicas sobre relações amorosas. Ambos os títulos são da
editora Sextante.
“Como evitar comportamentos que sabotam a felicidade a dois e construir um amor de verdade” é o subtítulo do livro de Lígia Guerra. No texto de apresentação, ela dá pistas sobre as ideias que defende no livro. “O relacionamento sustentável é diferente dos demais porque não tem interesse em consertar nada nem ninguém. Ele não é construído por pessoas que desejam acertar o tempo todo, mas por seres humanos que aspiram crescer todos os dias, que veem na sua incompletude e na do parceiro uma porta aberta para a novidade, pois sabem que o amor se nutre dos sentimentos inesperados e das trocas criativas”, escreve Lígia.
“Como psicanalista, percebo que a grande maioria das pessoas inicia seus relacionamentos com as melhores intenções, mas muitas desistem das relações por pura inabilidade emocional. Elas não percebem que a qualidade do amor não depende do sentimento em si, mas delas mesmas. Somos nós, seres humanos, que carregamos recursos infinitos. Quando aprendemos a acessá-los e encontramos alguém disposto a dividir conosco todo esse potencial afetivo (permitindo que façamos o mesmo por ele), construímos um relacionamento sustentável. A partir disso germinará um amor que não se contentará com a ideia de um final feliz, mas que desejará sentir intensamente cada parte do caminho, cada pisada no solo sagrado da convivência”, argumenta Ligia, que ensina, entre um e outro capítulo, a romper com o que ela chama de “ciclo do analfabetismo emocional” ou a lidar com “as sombras do desejo”. O livro da psicanalista chega às livrarias em outubro.
Um conhecedor da alma feminina, conforme se apresenta, Fred Elboni já vendeu perto de 200 mil exemplares com os seis livros que publicou. Em Você e outros pensamentos que provocam arrepio, o mais recente deles, propõe um diálogo que desafia as mulheres a encontrarem a própria liberdade. “Buscando dentro de si o poder e a coragem de se despir de seus medos, pudores, preconceitos e inseguranças”, diz a resenha do livro. Nas crônicas, Fred aposta em “pequenos flashs do cotidiano” com textos sobre paixão, sexo, encontros casuais, saudade, intimidade e afeto, explorando as múltiplas maneiras de experimentar o amor.
“Vou contar um segredo: sempre achei que algumas pessoas têm poderes nas mãos. Tive sorte de esbarrar, e até amar, pessoas com um toque diferente, que mexia com o corpo e arrepiava a alma. Talvez transmitissem uma energia que transcende o que é terreno. O toque para mim é uma das coisas mais importantes tanto no sexo quanto no amor. As mãos têm uma magia linda que cria sensações únicas e inexplicáveis. Com elas contamos histórias e transportamos a pessoa que tocamos para dentro do nosso universo, nem que seja por um breve instante, para mostrar o que há em nosso íntimo”, escreve Elboni numa das crônicas do livro.
Com debates mensais que têm mobilizado a audiência na loja da Fradique, a ideia original do projeto Desconstruir para Construir é exatamente o que está sugerido no nome do projeto: “desconstruir” a imagem equivocada que eventualmente possa existir a respeito de alguns temas e assuntos relevantes, para construir, pelo diálogo e diversidade de pontos de vistas, novas percepções que valorizem o respeito à diferenças e às muitas maneiras de entender a vida no século 21.
“(…) Determinados e confiantes nas ações, decidimos que poderíamos, sem grandes pretensões mas com muito empenho e seriedade, fazer o que estava ao nosso alcance. Ou seja, proporcionar, na Livraria da Vila, um espaço para reflexões coletivas e novas formas de pensar e agir. Colocar pessoas em contato real, ao vivo, e não só pelas redes virtuais. Conversar, pensar sugestões de possíveis soluções com otimismo, mas sem ingenuidade sobre diversos questionamentos. Decidimos organizar encontros mensais, gratuitos, com convidados que admiramos, para falar sem restrição sobre temas atuais, polêmicos. Uma roda de conversa. Solta, com poucas regras além daquelas que são imprescindíveis para um diálogo profícuo. Convidados e não palestrantes, note. A participação da plateia (tão importante quanto a dos convidados) não só tão desejada como estimulada a todo momento, sem apenas os famosos ’20 minutos finais para perguntas’. Um espaço de fala e escuta, enfim”, escreveu, em depoimento sobre o primeiro ano do Desconstruir, a jornalista Regina Volpato, falando da ideia original do projeto.

 

DESCONSTRUIR PARA CONSTRUIR
O que é: debate sobre o Amor, com participação da psicanalista Lígia Guerra e do escritor Fred Elboni e mediação da jornalista Regina Volpato
Loja: Fradique
Quando: dia 18 de setembro, às 19h