O caderno da Maria

O ator e escritor Lázaro Ramos encontra a garotada para autografar seu segundo livro infantojuvenil

O ator e escritor Lázaro Ramos autografa seu segundo livro infantojuvenil, Caderno sem rimas da Maria (Pallas Editora) dia 20 de maio, domingo, a partir das 15h, na loja da Fradique. Inspirado por sua filha, Lázaro fez um livro repleto de verbetes bem-humorados com palavras inventadas por Maria, uma menina curiosa e cheia de significados próprios em seu vocabulário. O livro traz ilustrações de
Mauricio Negro.
Há, entre os verbetes, desde temas que vêm direto da imaginação e da rotina dos pequenos, como “brincadeira” ou “diversão”, até definições que sugerem questionamentos e curiosidades que as crianças têm, sobretudo ao observar a linguagem mais familiar dos pais e dos adultos.
Assim, Maria, a personagem, dá sua interpretação pessoal para os conceitos de “liberdade”, “direito” e “sororidade”. Há ainda verbetes que têm evidente percepção lúdica para a criançada brincar e, quem sabe, tentar “dar um nó na língua”. Palavras como “denguidacho”, “ditoditoso”, “risilhuda”, “liberdeito” ou “esplectoroso”. Menina muito “atrapalhante”, a própria Maria explica o que é “denguidacho”: “Meu cabelo é bem crespinho, uso black e uso cacho. Às vezes meu pai faz carinho e a mão fica presa, parecendo um embaraço. Mas não é. É um convite pra fazer um denguidacho. Denguidacho é um carinho mais demorado na cabeça, nos meus cachos. E eu adoro!”
Lázaro sugere uma conversa bem-humorada em que cria novas narrativas para as crianças, agora destacando a realidade em um âmbito mais feminino. Em Caderno de rimas do João, lançado em 2015 e inspirado em seu filho, o ator brinca com as palavras para criar versos rimados sobre temas recorrentes da literatura infantil, mas também aborda questões sociais. Aliás, o personagem João aparece mais uma vez no novo livro, nos verbetes “atrapalhante” e “Jirmão”.
O Caderno sem rimas da Maria é um processo natural depois do Caderno de rimas do João, em que investigo o universo infantil a partir de meu filho João, tentando explicar o mundo para ele através de rimas. Ao ser pai de menina, da Maria, outros questionamentos apareceram e ela me estimulou a fazer este novo livro. O universo feminino provocou o desejo de fazer um ‘caderno’ sem regras e com a liberdade que muitas vezes as meninas não têm”, diz Ramos.

 

LANÇAMENTO
Livro: Caderno sem rimas da Maria (Pallas Editora), de Lázaro Ramos, com ilustrações de Maurício Negro
Loja: Fradique
Quando: dia 20 de maio, às 15h