O futuro é agora

O ex-ministro Pedro Malan autografa Uma certa ideia de Brasil na loja da Lorena

O ex-ministro da Fazenda Pedro Malan autografa dia 28 de agosto, na loja da Lorena, Uma certa ideia de Brasil: Entre passado e futuro (Intrínseca), que já surge como leitura incontornável para entender a política econômica do país. Além de ser um observador privilegiado da realidade brasileira, Malan participou da elaboração, lançamento e implementação do Plano Real e atuou como ministro da Fazenda durante o governo Fernando Henrique Cardoso.
No novo livro, por meio dos artigos publicados na coluna que assina desde 2003 no jornal O Estado de S. Paulo, Malan parte de sua trajetória profissional e da sólida formação intelectual para analisar de maneira singular o cenário político e econômico do Brasil nos últimos 15 anos.
Organizados e contextualizados com os principais acontecimentos na economia e na sociedade nesse período, os textos definem um panorama imprescindível inclusive para pensar o futuro do país, colocando em perspectiva, sob a ótica de um dos economistas mais respeitados do Brasil, um recorte de tempo fundamental para entendimento e avaliação, com mais clareza, do teor dos discursos dos principais candidatos ao governo nas próximas eleições.
Com texto de apresentação de Edmar Bacha, o livro traz, na “orelha”, a assinatura do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que escreve o seguinte: “Esta coletânea permitirá avaliar a contribuição de Pedro Malan como intelectual público. Quem o conhece apenas como economista e funcionário de Estado verificará nesta seleção de artigos mensais a amplitude de sua cultura, assim como sua sensibilidade à conjuntura”.
“Como peças de um mosaico, os 136 artigos de Pedro Malan compõem um esplêndido mural do ciclo lulopetista desde o auspicioso início do governo Lula até a derrocada de Dilma”, escreve Eduardo Giannetti sobre o livro. Para André Lara Resende, o livro de Malan é “uma grande contribuição para entender não só o país, mas as grandes questões de nosso tempo”.
Malan é ph.D. em Economia pela Universidade da Califórnia, em Berkeley, Estados Unidos, e foi ministro da Fazenda durante o governo de Fernando Henrique Cardoso. Presidiu o Banco Central na implementação do Plano Real e foi o negociador responsável pela reestruturação da dívida externa brasileira no início da década de 1990. O ex-ministro representou o Brasil nas diretorias executivas do Banco Mundial e do BID, em Washington, e na ONU, em Nova York. Atualmente é membro de conselhos de empresas no Brasil e no exterior e professor do departamento de economia da PUC-Rio, instituição onde se graduou
em Engenharia.

 

LANÇAMENTO
Livro: Uma certa ideia de Brasil: Entre passado e futuro (Intrínseca), de Pedro Malan
Loja: Lorena
Quando: dia 28 de agosto, terça, às 19h