Operário da música

Documentário Uma viajante alma paulistana registra e comemora os 40 anos de carreira de Guilherme Arantes

O cantor e compositor Guilherme Arantes autografa o DVD Uma viajante alma paulistana dia 22 de maio na loja da Lorena. Trata-se de um documentário que celebra os 40 anos de carreira de um dos músicos mais prestigiados do país.
“Se eu escrevesse um livro com as histórias, os sons, acordes e temas não estariam ali, ficariam no silêncio da leitura. Se eu produzisse um DVD comemorativo para compartilhar com um público ao vivo (pela enésima vez) as vitórias do sucesso, estaria frustrando esse anseio de contar as histórias. Achei melhor arregaçar as mangas e produzir um (longamente sonhado) documentário, recheado de caminhos musicais e poéticos que me trouxeram até aqui”, escreve Arantes ao compartilhar a ideia original do projeto.
O cantor e compositor diz que tomou “a decisão de contar pessoalmente, da forma mais generosa e mais completa possível, todas as entrelinhas que permearam as composições de músicas e letras, já que o meu ofício primordial sempre foi o de compositor”. E prossegue. “Cantar, a princípio, foi uma ‘obrigação’, o canto era pra mim, desde menino, uma habilidade secundária, já que por influência do meu pai sempre valorizei aquelas figuras ‘por trás’ das grandes carreiras musicais, das estrelas do rádio e da televisão: os compositores. Compor, como toda criação de coisas a partir do nada, sempre foi muito lúdico e prazeroso, mas um ofício extremamente doloroso. Meu patíbulo, nestes 40 anos, foi o teclado do piano. Ali passei a maior parte da minha vida, procurando acordes e melodias que fizessem minha vida ter um sentido além de sobreviver. Minha história teria, pois, que ser contada sempre com um piano por perto”.
Para fazer o novo registro de mais de 90 músicas de seu vasto repertório, Arantes organizou sua história em sete temporadas que seguem uma linha cronológica. A primeira cobre o período de 1974 a 1977, com sua formação musical, a segunda vai de 1978 a 1981, e assim sucessivamente até chegar a temporada de número sete, que inclui o atual momento de sua carreira. Entre outros, o CD Condição humana, um dos três discos independentes que Arantes lançou nos anos 2000, conquistou o Prêmio Multishow de melhor disco em 2013, marcando um novo período na trajetória do artista.
Uma viajante alma paulistana tem direção coletiva de Arantes e dos diretores Giuliano Gerbasi e Rodrigo Ceccato. “Não se trata de uma vida espetaculosa para o deleite imediatista do tabloide. Trata-se do making of detalhado de uma vida operosa, de um operário, e onde a fama, no fundo, teve um papel secundário”, escreve Arantes, igualmente inspirado na prosa ou nos versos.

 

LANÇAMENTO
DVD: Uma viajante alma paulistana, documentário que registra os 40 anos de carreira de Guilherme Arantes
Loja: Lorena
Quando: dia 22 de maio, às 19h