Uma história drag

Estrela na web e na TV, Rita Von Hunty encontra a jornalista Regina Volpato no Desconstruir para Construir

História Drag é o tema do Desconstruir para Construir que acontece dia 19 de junho na loja da Fradique com participação da drag queen Rita Von Hunty, personagem criada pelo ator e professor Guilherme Terreri que invariavelmente faz sucesso por onde passa. Além de protagonizar o programa Tempero Drag, disponível na web, Rita Von Hunty é uma das estrelas do programa Drag me as a Queen, do canal de TV por assinatura E! Entertainment Television. No Desconstruir, ela encontra a jornalista Regina Volpato, que é apresentadora do programa Mulheres, da TV Gazeta, e uma das idealizadoras do projeto apresentado mensalmente, desde o ano passado, na Livraria da Vila.
Professor de inglês, ator, escritor e estudante de Letras na USP, Terreri diz que as pessoas “naturalizaram a familiarização com as drags como um fenômeno cultural recente”, mas que há longa trajetória para entendimento das personagens cuja história, de alguma forma, está relacionada ao teatro clássico, inclusive em momentos históricos da antiguidade, quando a mulher não podia estar no palco e a representação de personagens femininos era feita por atores.
Com vocação didática e dialética quando o assunto é aprendizado, já que para ensinar ele está igualmente aprendendo, Terreri diz que Rita surgiu da soma de muitas influências no seu processo de criação artística. Exuberante, linda e sagaz, ela é persona completamente distinta de seu criador, que preza pela discrição. Ao ser perguntado se o sucesso de Rita tem mais a ver com beleza ou com inteligência, Terreri é direto: “Todas as melhores obras de arte se destacam porque forma e conteúdo estão muito bem alinhados.”

DESCONSTRUIR PARA
CONSTRUIR
O que é: História Drag, com a drag queen Rita Von Hunty e mediação da jornalista Regina Volpato
Loja: Fradique
Quando: dia 19 de junho, às 19h