A cara da Vila

Com vocação para o sucesso, cinco obras que cativaram especialmente os leitores e os livreiros da Livraria da Vila

 

A uruguaia
Da Todavia, o livro do argentino Pedro Mairal, sucesso de crítica e originalmente um best-seller em língua espanhola, também seduziu os clientes e frequentadores das lojas da Livraria da Vila com seu jeito de “epopeia tragicômica sobre a busca da felicidade”. Afetos, crise conjugal, autoengano, promessas não cumpridas, sempre sob a perspectiva das peripécias sentimentais de um escritor recém-chegado aos quarenta anos, são temas que aparecem potencializados pela fluência do romance.

 

A origem do mundo
Da Companhia das Letras, o livro da artista sueca Liv Strömquist tem o seguinte subtítulo: Uma história cultural da vagina ou a vulva vs. o patriarcado. É só uma provocação – das mais sugestivas, aliás – para um livro radical e catártico ao desafiar mitos e tabus. Com humor afiado, a autora expõe as mais diversas tentativas de domar, castrar e padronizar o sexo feminino ao longo da história. Dos gregos antigos a Stieg Larsson, das mulheres da Idade da Pedra a Freud e Jean-Paul Sartre.

 

O paraíso são os outros
O livro do escritor português Valter Hugo Mãe, publicado pelo selo Biblioteca Azul em nova edição, traz o olhar pueril de uma menina na observação de casais – de pessoas e de animais, de homem e mulher, de mulher com mulher, de golfinhos e de pinguins, não importa. A ideia – adorável, diga-se – é usar a voz da inocência, fascinada pela ideia do amor, para imaginar a vida dos outros e tratar, assim, de questões sensíveis e essenciais.

 

 

 

Canção de ninar
Da Tusquets Brasil, o livro de Leïla Slimani fez dela a primeira autora de origem marroquina a vencer o Goncourt, o mais prestigioso prêmio literário francês. Já foi publicado em mais de 30 países e segue em ascensão com uma história familiar aparentemente banal em que um casal contrata uma babá, o que faz com que ambos experimentem uma dependência mútua e vivam a tensão que se dá depois de uma tragédia que determina os rumos da história.

 

 

A América
Lançada pela Companhia das Letras, a caixa com dois volumes que reúnem quatro romances emblemáticos do escritor norte-americano Philip Roth é um sucesso. Pastoral americana, Casei com um comunista, A marca humana e Complô contra a América, os livros em questão, ganham tratamento especial e agregam ainda mais excelência ao trabalho e talento de um dos escritores mais importantes da literatura contemporânea – e que morreu em maio deste ano.