Navegar, ano 10

Ainda há cabines disponíveis para a edição 2020 da viagem, que marca a primeira década do projeto

 

*Matéria publicada na revista Vila Cultural edição 189 (Janeiro/2020)

 

Mario Sergio Cortella, Thalita Rebouças e Lars Grael./Fotos Renato Parada (Michel Laub), Renata Pellicano Grael (Lars Grael), Tomás Arthuzzi (Mario Sergio Cortella), Julia Rodrigues (Ceumar) e Edu Rodrigues (Thalita Rebouças).

 

Um, dois, três… Dez anos se passaram desde que a Livraria da Vila e a agência Auroraeco deram forma ao projeto Navegar é Preciso, com uma ideia plenamente sintonizada com o século 21: possibilitar uma experiência especial, única, combinando ecologia e literatura durante um passeio de barco pelo Rio Negro, na Amazônia.

Fotos: Guilherme Lima

A bordo do navio, escritores, artistas e músicos convidados compartilham histórias e experiências criativas com viajantes igualmente interessados em livros e produção artística. Tudo pensado com uma logística confortável e saborosa, destacando a culinária local e convidando a uma breve desconexão dos hábitos digitais para se reconectar com outros valores, tão intemporais quanto ancestrais.

Por todos esses motivos e por marcar esta primeira década do projeto, que já mobilizou alguns dos principais nomes da literatura brasileira, a edição 2020 do Navegar, entre os dias 27 de abril e 1º de maio, promete. E outra boa notícia é que ainda há cabines disponíveis para quem quiser viver a experiência.

Os convidados deste ano são a poetisa e letrista Alice Ruiz (leia entrevista aqui), a cantora Ceumar, a escritora e roteirista Thalita Rebouças, o escritor, velejador e palestrante Lars Grael, o escritor e jornalista Michel Laub e o filósofo e escritor Mario Sergio Cortella. “Há coisas que eu naveguei na vida, dentro da literatura – científica, romanceada ou de ficção –, que tenho um gosto imenso de partilhar”, disse Cortella em recente entrevista à Vila Cultural. Ele se prepara para lançar Ainda dá (Planeta), seu novo livro, em coautoria com o jornalista Paulo Jebaili.

Para Michel Laub, autor, entre outros, de Diário da queda (Companhia das Letras), a expectativa da viagem é a melhor possível. “A Amazônia é um lugar simbólico em vários sentidos, inclusive o de resistência cultural e política. Ou seja, tem tudo a ver com literatura neste momento”, afirma Laub, que teve seus livros lançados em 13 países e traduzidos para 10 idiomas e ganhou importantes prêmios literários no Brasil
e na Europa.

Michel Laub e Ceumar

A cantora Ceumar, que acaba de confirmar presença na viagem ao Rio Negro, lançou no ano passado seu oitavo disco, Espiral (Circus). Com direção artística de César Lacerda e produção musical de Fabio Pinczowski, o disco celebra as duas décadas da carreira de Ceumar, mineira de nascimento e com uma trajetória reconhecida internacionalmente graças a preciosidade de um trabalho comprometido com a poesia musical.

O velejador Lars Grael é personagem ilustre na história no esporte nacional. De uma família tradicional no iatismo brasileiro, que tem campeões mundiais em três gerações, além de oito medalhas olímpicas, ele participou de quatro Olimpíadas e conquistou duas medalhas de bronze, uma nos Jogos de Seul (1988) e outra em Atlanta (1996). É também bicampeão mundial, além de várias vezes campeão brasileiro, sul-americano e europeu.

A escritora Thalita Rebouças há anos tem cativado os adolescentes e estimulado a leitura entre os jovens. Jornalista de formação, ela abandonou as redações duas décadas atrás para apostar no sonho de ser escritora. Deu tão certo que, desde o primeiro livro, publicado quando tinha 25 anos, Thalita não parou mais de contar histórias. A escritora já publicou 22 títulos, que venderam mais de dois milhões de exemplares e já foram traduzidos para mais de 20 idiomas. “Por eu ser uma pessoa pública, sempre recebo muito carinho quando alguém me reconhece e tento retribuir da melhor maneira. Tardes de autógrafos, por exemplo, para mim são quase uma festa de 15 anos, com toda a felicidade e ansiedade de uma debutante porque eu sempre quero atender todo mundo da melhor maneira justamente para não frustrar qualquer idealização. Por que é muito ruim frustrar a expectativa de alguém, de decepcionar alguém, ainda mais quando você trabalha com adolescentes e crianças”, ela disse em entrevista à Vila Cultural no ano passado.

 

 

VIAGEM
O que: Navegar é Preciso 2020, com participações de Alice Ruiz, Ceumar, Lars Grael, Mario Sergio Cortella, Michel Laub e Thalita Rebouças.
Quando: entre 27 de abril e 1º de maio de 2020
Onde: Rio Negro, Amazônia, saindo de Manaus
Reservas e outras informações: www.auroraeco.com.br/navegar reservas@auroraeco.com.br e (11) 3086-1731