De muitos sons

Cinco títulos que combinam informação e diversão

 

*Matéria publicada na revista Vila Cultural edição 189 (Janeiro/2020)

 

Fotos Divulgação

Mozart Pequeno gênio da música
Da Yoyo Books, o livro é um ótimo canal de acesso à música fascinante do compositor austríaco Wolfgang Amadeus Mozart (leia texto aqui), que viveu entre 1756 e 1791 e desde então é um dos mais famosos autores de sinfonias, concertos e óperas na história da humanidade. Para surpresa de seus pais, Mozart começou a tocar e compor ainda criança e por isso sempre foi chamado de gênio. No livro, é só apertar um botão para ouvir Mozart.

 

 

 

Desafios musicais
Criado por Ana Tatit e Maristela Loureiro, o titulo da Melhoramentos integra uma coleção chamada Brinco e canto, que tem outros três livros. Ana e Maristela fizeram uma seleção de 35 brincadeiras consagradas e eternizadas exatamente por envolver músicas. São canções tradicionais, de raiz, e o propósito é manter a identidade cultural que se renova de geração em geração.

 

 

 

Orquestra Uma introdução para crianças
Da Panda Books, o livro de Robert M. Levine ensina sobre os instrumentos, as músicas clássicas e os compositores que as criaram. Tudo pela voz do personagem Bob Orquestra. Além de entender que dezenas de instrumentos, embora pareçam tocar notas diferentes, seguem todos a mesma direção, o leitor-ouvinte vivencia a audição com o CD que acompanha o livro.

 

 

 

Bach Minha primeira orquestra
Outro título da Yoyo Books para divertir enquanto estimula o interesse e o gosto da criançada para o vasto repertório da música clássica. O compositor alemão
Johann Sebastian Bach (1685-1750), conhecido por sua linguagem barroca e intensa, é o protagonista do livro, ilustrado com muitas cores para que as crianças tenham contato com os sons que ele compôs há mais de dois séculos.

 

 

 

A orquestra tim-tim por tim-tim
Da Moderna, o livro de Luciana Hentschke, Susana Esther Kruger, Luciana Del Bem e Elisa da Silva e Cunha explica exatamente o que promete o título, além de passear por todos os instrumentos e ensinar aos pequenos leitores o que melodia, ritmo, timbre, partitura, batuta, composição, o papel do maestro, dos instrumentistas, enfim, tudo o que precisamos saber para usufruir da música e os seus significados. O livro também traz um CD que auxilia e é uma demonstração valiosa da experiência da audição.

 

 

 

Escola de música 40 lições e atividades criativas
Da Publifolhinha, o livro traz as assinaturas de Meurig Bowen e Rachel Bowen e surge como uma escola das mais divertidas em que se aprende sobre vários gêneros musicais, a diferença entre clássico e pop, os diversos tipos de instrumentos e as relações entre música e cinema, teatro, dança, arquitetura e matemática. Tudo com personagens cheios de graça e melodia, claro.