Dias bem musicais

Programação especial do Férias na Vila tem a música como tema e atividades em todas as lojas

 

*Matéria publicada na revista Vila Cultural edição 189 (Janeiro/2020)

Capa Vila Cultural, Janeiro 2020, edição 189. /Ilustração por Jonas Ribeiro Alves

 

Janeiro é mês de Férias na Vila e música é o tema da programação que promete animar a garotada ao longo das primeiras semanas deste 2020. Oficinas, contação de histórias, apresentações especiais, entre outras atrações, movimentam as lojas da Livraria da Vila e focalizam títulos e leituras que fazem do aprendizado musical um argumento para vários ensinamentos, além de garantir diversão e arte enquanto os pequenos se aproximam dos livros. Não importa se pop, clássica, tradicional, rock, o que vale é entrar no ritmo das atividades e situações que desafiam a imaginação, aguçam a sensibilidade e garantem descontração sob medida no período de descanso nas escolas.

Dos Beatles, que inspiraram a capa desta edição com a Turma da Vila, a Mozart, nascido há 264 anos (leia aqui), histórias e personagens musicais se multiplicam na hora de ler. O livro Os músicos de Bremen, clássico dos Irmãos Grimm, por exemplo, inspira as sessões com os contadores de história Ruth Beserra e Mateus Peppi, que propõem uma apresentação interativa, com participação das crianças. Peppi toca músicas de cantigas de rodas no violoncelo enquanto a pequena grande plateia é convidada a acompanhá-lo com os instrumentos de brinquedo.

Para quem não se lembra, a fábula dos Irmãos Grimm conta a história de um burro, um cão, um gato e um galo que são maltratados por seus donos por estarem velhos e inúteis. Quando percebe esses maus ventos soprando em sua direção, o jumento foge e toma o caminho de Bremen para realizar seu sonho de ser músico. Assim, juntos, cada um do seu jeito, os quatro animais descobrem uma forma de ser feliz. Pela trilha musical, claro, e para felicidade de gerações e gerações de leitores.

Seguindo essa mesma trilha, há ótimas dicas de livros infanto-juvenis (Leia aqui) com citações sonoras. Em Escola de Música – 40 lições e atividades criativas, título da Publifolhinha, Meurig Bowen e Rachel Bowen apresentam uma história superdivertida para compartilhar alguns conceitos essenciais e fascinantes com seis professores do barulho, no melhor sentido. Sérgio Virtuoso é o diretor e regente da orquestra, a cantora excêntrica chama-se Diva Drama, Rufus Vibrato é violoncelista, Madame Harmonia posa de multi-instrumentista e há ainda o versátil compositor Roni Palheta e a percussionista Rose Ginga. Pra lá de animados, eles colocam em prática, no livro, noções de ritmo e tempo, exercitando a capacidade das crianças de reconhecer notas e melodias e tentar criar suas próprias composições.

A apresentação Canções e histórias com Celelê e seus personagens, que é pura música, também está na programação de janeiro com um pocket show marcado para domingo, dia 19, na loja do Shopping Maia. A personagem Celelê, criação da atriz e escritora Celise Melo, faz um festão ao juntar histórias e músicas educativas interpretadas ao vivo, coreografias, brincadeiras, cenários, efeitos de luz e som.

Divertir, educar, valorizar o bem, a natureza, a reciclagem, os esportes, a higiene e resgatar a importância da amizade e da infância são alguns dos propósitos do trabalho e da trajetória de Celelê, que já lançou os CDs Hits da Celelê, Amizade sincera e Cante o ano todo. As músicas Bruxa Mavel, Sementinha e Praticar esportes estão no repertório do show. Desde que criou a personagem, Celise não parou mais de encantar a criançada e volta a fazer isso nesse Férias na Vila tão musical. Confira a programação completa nas próximas páginas.