A urgência do presente

*Matéria publicada na revista Vila Cultural edição 188 (Dezembro/2019)

 

Fragilidades e brutalidades atuais aparecem em A ocupação, o novo livro de Julián Fuks

 

O escritor Julián Fuks autografa A ocupação (Companhia das Letras), seu novo livro, dia 3 de dezembro às 19h na loja da Fradique. O título vem a público quatro anos depois do romance A

O escritor Julián Fuks. /Foto Pablo Saborido/Divulgação

resistência (2015), também da Companhia das Letras, vencedor de prêmios tão prestigiosos quanto o Jabuti e o Saramago.

No novo livro, Fuks retorna a seu personagem alterego, Sebastián, na narrativa que é construída em capítulos breves e se alterna entre os encontros do escritor com alguns moradores de um edifício ocupado no centro de São Paulo – e as histórias que lhe contam –, o temor da perda do pai hospitalizado e as expectativas em torno da gravidez de sua mulher e de uma possível paternidade.

“[O livro] tem alguma relação com A resistência. Ocupar e resistir, digamos. E tem esse mesmo narrador, o Sebastián, que vem me acompanhando há mais de um livro mas que tem outras preocupações, outro olhar”, disse Fuks em entrevista concedida à Vila Cultural no ano passado, quando estava em pleno processo criativo do novo livro.

“A vivência familiar se dissipa um pouco, apesar de continuar existindo, e o presente ganha mais importância. O presente político das circunstâncias que a gente tem vivido agora, a necessidade de lutar diante do que estamos vendo. Isso tudo vai sendo tematizado dentro da própria obra. Mas isso é o que eu estou dizendo. De repente me pego falando sobre um livro que eu ainda estou escrevendo. Poderia optar por não falar. Mas me parece que o livro cresce dessa maneira. Cresce em diálogo, cresce quando me vejo obrigado a explicar, a elaborar algumas noções sobre o próprio livro e ouço o que as pessoas têm a dizer, percebo as reações e os olhares que os ouvintes me dedicam. Como reagem a certas ideias e noções. Isso me norteia muito mais. Me parece, neste momento, muito mais valioso escrever dessa maneira do que no isolamento, tentando ouvir essa vozes exteriores do que apenas as vozes interiores. Elas me parecem muito mais ricas, mais múltiplas”, afirmou. A fragilidade da vida, o risco da solidão e as muitas brutalidades em que o presente nos imerge estão postos no novo romance.

 

LANÇAMENTO
Livro: A ocupação (Companhia das Letras), de Julián Fuks
Loja: Fradique
Quando: dia 3 de dezembro, às 19h.