Só para um

Rita Lobo autografa o livro em que ensina quem mora sozinho a preparar comida saudável

*Matéria publicada na revista Vila Cultural edição 186 (Outubro/2019)

Rita Lobo autografa seu novo livro dia 5 de outubro na loja da Lorena. Foto Divulgação Editora Panelinha

Rita Lobo faz sessão de autógrafos dia 5 de outubro, na loja da Lorena, para o lançamento do livro Só para um – Alimentação saudável para quem mora sozinho (Senac/Panelinha), outro título que integra o valioso acervo sobre “comida de verdade” que ela vem produzindo ao longo dos anos.

Com seu estilo inconfundível, que estimula o prazer de preparar a própria comida como um hábito a ser cultivado para melhorar a vida de todo mundo, Rita mantém, no novo livro, o propósito de facilitar, ou melhor, de simplificar a vida de seus leitores, a exemplo também do que faz na produção de conteúdo audiovisual, seja na TV ou na web.

Organizado para ajudar quem vive sozinho a vencer os obstáculos que se impõem na hora de cozinhar, Só para um traz desde receitas de refeições completas feitas em uma panela só até “táticas” que garantem o “milagre da multiplicação”, como diz Rita. Ou seja: a partir do preparo de uma refeição é possível a base para pelo menos mais duas. Seguindo essa ideia de praticidade, o livro também traz, por exemplo, dicas de utensílios básicos e indispensáveis na cozinha.

“Cozinhar só para si, eu sei, não é uma tarefa fácil. Não tem aquele outro par de mãos para lavar a louça e os ingredientes acabam amarelando na geladeira – fora que comer a mesma comida todo dia é de tirar o apetite. Tudo isso é verdade. Mas para todos esses problemas você vai encontrar soluções neste livro. Mais do que isso: você vai descobrir que o tempo usado para preparar suas próprias refeições é um excelente investimento. É bom para a saúde, para a boa forma, para o orçamento e ainda pode ser uma diversão, um momento para desligar do mundo, desconectar do caos do dia a dia e se ligar no essencial”, escreve Rita no texto de apresentação do livro.

E ela prossegue. “Não estou dizendo que você precise comer em casa todo santo dia. Uma das delícias da solteirice é poder fazer um programa de última hora, sem ter que se preocupar com almoço e jantar na mesa de segunda a domingo. Mas basear a sua alimentação em comida caseira é uma ótima estratégia para deixar a vida melhor”.

Além de receitas e técnicas culinárias, o novo livro tem até “uma aula completa de pê-efe”, que Rita sintetizou recentemente em seu Instagram, em que tem 1 milhão de seguidores, ao simular a resolução de uma questão essencial no dia a dia. “Problema: a dificuldade de manter uma dieta balanceada. Solução: pê-efe com planejamento pensado para uma pessoa. No quinto capítulo do livro tem uma estratégia sob medida para garantir arroz e feijão na mesa de quem mora sozinho sem que isso vire uma saga. Spoiler: o feijão você cozinha uma vez por semana; o arroz, duas. Um grelhado e uma verdura, está pronta uma refeição balanceada, com quatro dos cinco grupos alimentares de que seu corpo precisa (faltou um fruta, mas é fácil de resolver: fruta de sobremesa!). Cada capítulo deste livro resolve um obstáculo da cozinha para um. Tem solução para a pia cheia de louças, a questão das sobras, a falta de tempo e até o café da manhã corrido”, ela escreveu para divulgar o novo livro.

À frente do Panelinha, um projeto de produção de conteúdo sobre alimentação e gastronomia, Rita também apresenta, no canal de TV por assinatura GNT, o programa Cozinha Prática, título que sintetiza o principal foco de seu trabalho. “Trabalho com produção de conteúdo para simplificar o dia a dia da pessoa na casa dela. Não quero nenhuma criatividade no sentido de ‘Ai, isso aqui eu que inventei.’ Até porque eu não acho que nada seja muito inventado. E não é que eu faça conteúdo ocasionalmente. Vivo de fazer conteúdo, todos os dias. Tenho uma equipe, enxuta e muito bacana, que fica testando receitas, testando jeitos, e testando e testando”, disse numa entrevista à Vila Cultural.

 

LANÇAMENTO
Livro: Só para um – Alimentação saudável para quem mora sozinho (Senac/Panelinha), de Rita Lobo
Loja: Lorena
Quando: dia 5 de outubro, sábado, das 16h às 18h