Por que não?

Em Why not, Raquel Landim dá detalhes do submundo do poder e da ganância com a história de Joesley e Wesley Batista

*Matéria publicada na revista Vila Cultural Edição 181 (Maio/2019)

Com seu faro de repórter, credibilidade insuspeita e uma audiência sempre atenta ao que ela tem a noticiar ou dizer, a jornalista Raquel Landim autografa dia 23 de maio, na loja da Lorena, o seu primeiro livro, Why not, que sai pela Intrínseca. Com ares de grande reportagem, o subtítulo é bastante esclarecedor: “Como os irmãos Joesley e Wesley, da JBS, transformaram um açougue em Goiás na maior empresa de carnes do mundo, corromperam centenas de políticos e quase saíram impunes”. A julgar pela trajetória da autora, trata-se de jornalismo da melhor qualidade com um apelo incontornável para os que se interessam pela história recente – e cada vez mais surpreendente – do Brasil.

Raquel conta, em detalhes, como, nas mãos dos irmãos e empresários Joesley e Wesley Batista, a JBS saiu da condição de pequena empresa familiar para se transformar em uma gigante mundial. No auge do sucesso, ela relata, Joesley trocou seu iate Blessed (Abençoado, em inglês) por um novo e maior, que batizou de Why not (Por que não?). O sugestivo nome, especula Landim, parecia indicar os rumos que os irmãos estavam dispostos a percorrer. “Por que não subornar políticos para aprovar leis que favorecessem a empresa? Por que não crescer contando com atalhos e privilégios de uma rede estatal de benefícios? Por que não gravar políticos, clandestinamente e em situações comprometedoras, tendo em vista uma possível delação premiada?”, pergunta-se, no material de apresentação do livro.

Raquel escolheu contar a trama no “ritmo de um thriller político e empresarial”. Depois de dois anos de apuração e mais de uma centena de entrevistas, ela vai da origem do negócio aos bastidores da negociação do polêmico acordo de colaboração premiada, que garantiria imunidade judicial aos irmãos Batista apesar de seus crimes.

Com talento para negócios, descreve Raquel, Joesley e Wesley perceberam desde cedo que poderiam crescer ainda mais se contassem com a ajuda do governo, mesmo que para isso tivessem que adotar métodos nada convencionais, dando início ao que se tornaria um dos maiores esquemas de corrupção já descobertos em uma empresa privada brasileira. Todos os detalhes da história fazem do leitor de Why not um observador no submundo do poder e da ganância.

Formada em jornalismo pela Universidade de São Paulo, com período de estudos em Londres, Raquel Landim tem, desde 1999, passagens pelos principais jornais do país. Participou da equipe fundadora do Valor Econômico e diz que adquiriu o gosto pela cobertura de negócios na editoria de Economia do jornal O Estado de S. Paulo. Desde 2013 é colunista da Folha de S.Paulo, e integra o grupo de repórteres seniores do jornal.

 

LANÇAMENTO
Livro: Why not (Intrínseca), de Raquel Landim
Loja: Lorena
Quando: dia 23 de maio, a partir das 18h30