Poesia do cotidiano

Programação da reabertura da loja do Shopping Pátio Higienópolis tem noite de autógrafos com Walcyr Carrasco dia 30 de maio

O escritor e dramaturgo Walcyr Carrasco. Foto Divulgação

*Entrevista publicada na revista Vila Cultural Edição 181 (Maio/2019)

Prestes a estrear uma nova novela no horário nobre da Globo, o escritor e dramaturgo Walcyr Carrasco recebe amigos e convidados no dia 30 de maio, na loja do Shopping Pátio Higienópolis, para o lançamento de Sobre a capacidade de amar e outros assuntos poéticos (Planeta), um livro que, como ele diz à Vila Cultural, também tem a ver com o prazer de se arriscar. “E sentir que estou vivo e vibrante no meu processo criativo”, afirma Carrasco, que deixa para trás, com o novo título, a timidez do poeta.

Identificado como uma reunião de pensamentos e microcontos, Sobre a capacidade de amar tem linguagem em versos que, despretensiosamente, Carrasco começou a publicar nas mídias sociais, com resposta imediata da audiência. O resultado é primoroso. “É possível, em poucas linhas, contar uma história ou fazer uma reflexão, uma poesia! Comecei a postar um microconto todas as noites. (Quase todas porque, às vezes, saio, vejo amigos. Não é uma obrigação, mas prazer.) Alguns, falando de mim. Outros, de histórias que vi ou criei. A receptividade foi intensa, muita gente me escreve dizendo que viveu exatamente isso ou aquilo”, diz Carrasco na apresentação do novo trabalho. E o “grande coletivo de textos, repletos de emoção, humor e poesia” que nasceu do projeto digital parece fazer ainda mais sentido no formato do livro físico. “Se meu amor chora lá,/lágrimas escorrem aqui”, escreve Carrasco, em um dos textos publicados. Leia a entrevista com o escritor.

Vila Cultural. Como surgiu a ideia e a possibilidade de fazer Sobre a capacidade de amar e outros assuntos poéticos?
Walcyr Carrasco. Há algum tempo comecei a escrever microcontos e poesias no Instagram. A ideia é narrar uma história completa, fazer uma reflexão ou poetizar em poucas linhas. Tive um número imenso de curtidas, ganhei seguidores e percebi pelos comentários que estava atingindo profundamente as pessoas. Reuni esse material no livro e foi emocionante, pois de certa forma fui atingido por minha emoção viva e também tocado pelo que escrevi.

VC. O que muda no seu processo criativo se há a intenção de síntese, dos minicontos em versos?
WC. O meu processo criativo se expande porque eu, por exemplo, era muito tímido em relação a poesia. Descobri em mim outras possibilidades, e isso foi muito importante. Por outro lado se costuma dizer que uma boa novela de TV é uma história que se pode contar em quatro ou cinco linhas no máximo. A novela parte de uma síntese para depois durar meses no ar. Ou seja, a novela é um microconto que se expandiu.

VC. Qual é o lugar da poesia em um mundo tão confuso como o que parecemos viver agora?
WC. A poesia é reflexão, emoção. Abre um leque maior sobre a realidade pois não se reduz a uma simples informação ou olhar ao agregar elementos do consciente, subconsciente, emoção e intuição criativa.

VC. Qual a sua expectativa em relação ao lançamento do livro?
WC. Ahhh… eu tenho um trabalho muito conhecido na televisão e literatura infantojuvenil. Entre outros prêmios, já ganhei o Emmy internacional de televisão e o Jabuti de Literatura. Publicar um livro de microcontos e poesia é me arriscar, sentir que estou vivo e vibrante no meu processo criativo.

VC.E qual a expectativa com a novela que está para estrear?
WC. A novela A dona do pedaço é um melodrama assumido com uma história dramática, mas ao mesmo tempo entra em um universo novo na TV: o mundo dos digital influencers, sobre o qual ninguém falou ainda. Será uma trama onde o melodrama caminha ao lado da modernidade.

 

LANÇAMENTO
Livro: Sobre a capacidade de amar e outros assuntos poéticos (Planeta), de Walcyr Carrasco
Loja: Shopping Pátio Higienópolis
Quando: dia 30 de maio, a partir das 19h