A hora do bolo

Com três volumes de dar água da boca, a confeiteira Otávia Sommavilla lança a Enciclopédia dos bolos

 

*Matéria publicada na revista Vila Cultural edição 190 (Fevereiro/2020)

A confeiteira Otávia Sommavilla./ Fotos Divulgação

Ao ouvir histórias criativas sobre livros, independentemente do tema, estilo ou gênero, paixão e dedicação sempre aparecem como ingredientes indispensáveis. No caso da Enciclopédia dos bolos (Melhoramentos), de Otávia Sommavilla, com três volumes, é possível observar, já pelas capas, como ela se dedicou apaixonadamente ao projeto. Tudo para ensinar sobre bolos, uma “comida afetiva por excelência, símbolo de agrado, conforto – e também de festa”, como diz o material de divulgação dos livros, que têm noite de lançamento confirmada para dia 10 de fevereiro na Livraria da Vila do Shopping JK Iguatemi.

“Os livros de gastronomia em geral sempre foram uma paixão e uma inspiração para mim desde a adolescência. Quando surgiu esta oportunidade, estruturei o  trabalho no meu atelier de uma forma que pudesse dedicar bastante tempo ao projeto do livro”, diz Otávia, confeiteira especializada na decoração artística de bolos. Em coautoria com a chef Morena Leite, ela já havia publicado, em 2012, o livro Doce Brasil bem bolado.

“Posso dizer, sem exagero, que há mais de 30 anos de pesquisa nesta Enciclopédia. Brincadeiras à parte, o livro traz uma paixão que começou aos sete anos, quando eu fiz meu primeiro bolo (de brigadeiro!). Muitas das receitas e dos sabores que aparecem no livro vêm deste repertório que tenho construído ao longo do tempo”, ela comemora.

“Há receitas que são uma releitura pessoal do caderno de receitas da minha mãe, outras que são criações inspiradas em viagens e muitas são fruto de pesquisas que fiz. Por tudo isso, dezenas dessas receitas já foram executadas literalmente milhares de vezes nos últimos dez anos, em todos os tipos de cozinha, fornos e com os materiais mais diversos possíveis”, afirma Otávia.

Cada um dos três volumes da Enciclopédia traz cerca de 80 receitas de bolos, com fotos de todo o passo a passo e graus diferentes de dificuldade de realização, que variam em cada título: básico, intermediário e avançado. As técnicas de confeitaria artística também estão todas lá. Tem pasta americana, glacê real, técnicas de flores de açúcar e modelagem de bonecos, além de receitas de bolos esculpidos, bolos de andares, entremets, cake pops e cupcakes lindamente decorados. Uma delícia, para dizer o mínimo.

“Tem desde receitas supercontemporâneas como o entremet de pêra e chocolate, uma das minhas paixões no livro, até receitas funcionais como a de um bolo de quinoa, além das veganas e sem glúten. Há também receitas quase perdidas, antigas, e que pedem um registro como este, como a de pão de ló tradicional, o bolo podre alentejano ou o trivial bolo gelado de côco, que fez parte de todas as festinhas infantis dos anos 1980 e permanece na memória de muitas gerações”, diz Otávia, que, sim, testou uma a uma, mais de uma vez, todas as receitas publicadas.

 

Fotos Divulgação

“Esta etapa é fundamental porque às vezes neste momento a receita pode ganhar outra cara. Um exemplo interessante é o bolo de churros, que teria uma cobertura totalmente diferente mas achei que ficaria doce demais. Claro que um bolo tem que ser doce, mas eu faço questão de que haja um equilíbrio e nada seja excessivo. Acontece também, na hora de testar, de a apresentação mudar completamente. Outro bom exemplo é o entremet de pistache e framboesa, que acabou ganhando o acabamento de pistache bem torradinho nas laterais quase na hora da foto”.

Otávia acompanhou toda a produção das fotos. “Era muito importante para mim conseguir explicar para o fotógrafo Emiliano Boccato como eu via cada receita. O processo foi desafiador por causa da quantidade de bolos fotografados”, conta ela, que já fez estágios e cursos com profissionais renomados como Margaret Braun, Colette Peters, Alan Dunn, Maisie Parrish e Debbie Brown e estudou confeitaria vegana no Natural Gourmet Institute, de
Nova York.

Sobre os critérios para dar forma ao livro, Otávia diz que pensou especialmente em como era importante, no projeto, a quantidade e a variedade de receitas e a necessidade que o repertorio de técnicas fosse o mais amplo possível. “Também houve uma preocupação com o uso de ingredientes e materiais facilmente disponíveis no Brasil. Fora isso, há bastante do meu gosto pessoal na seleção de sabores e estilos dos bolos”, ela diz.

“O resultado disso foi que tanto minha família como as pessoas da minha equipe e funcionárias levaram muito bolo para casa. E eu recebia até comentários de vizinhos de amigos, avaliando os sabores degustados”, lembra Otávia, confirmando a primeira impressão ao deparar com os três volumes. Ou seja, são livros de dar água na boca.

 

LANÇAMENTO
Livro: Enciclopédia dos bolos (Melhoramentos), de Otávia Sommavilla
Loja: Shopping JK Iguatemi
Quando: dia 17 de fevereiro, às 19h