Mulheres em versos

Quatro títulos que trazem a poesia, as histórias e o estilo de autoras que compartilham experiências vitais

*Matéria publicada na revista Vila Cultural 167 (março/2018).

    Poesia completa – Gilka Machado
Do selo Demônio Negro,o livro com a obra completa de Gilka Machado (1893-1980) foi lançado no ano passado e imediatamente ocupou uma importante “lacuna editorial” ao disponibilizar o trabalho da poeta e ativista política que é citada como a primeira mulher a publicar poesia erótica no Brasil. O poeta Carlos Drummond de Andrade dizia inclusive que Gilka foi a “primeira mulher nua da poesia brasileira”. O nome da escritora também consta como a única autora a fazer parte do grupo de autores simbolistas. Feminista cuja percepção do mundo aparece evidentemente em seus versos, Gilka atuou ativamente na política e foi uma das fundadoras, em 1910, do primeiro partido político feminino do país. Jamyle Rkain assina a organização do livro, que é essencial para a história da poesia brasileira.

 

O livro das semelhanças
Lançado em 2015, o livro da poeta mineira Ana Martins Marques para a Companhia da Letras é daqueles títulos que têm “seguidores apaixonados” e se transformou em item indispensável para leitores que gostam de todo o lirismo possível nas melhores poesias. “Houve um tempo em que se usava/ nos livros/ papel de seda para separar/ as palavras e as imagens”, ela escreve, indicando a delicadeza com que trata versos, pensamentos e sentimentos. O livro é dividido em quatro “seções”: Livro, Cartografias, Visitas ao lugar-comum e O livro das semelhanças. Assim, do amor ao entendimento da precariedade do nosso tempo, dos lugares e sensações corriqueiros à graça proporcionada pela memória, a poeta simula certa “espontaneidade” para falar diretamente ao coração do digníssimo leitor.

 

Ladainha
Publicado pela Record, o quinto livro da poeta Bruna Beber, que também já lançou um título para o público infantojuvenil, confirma toda a habilidade da autora com versos. Sem títulos, os poemas preservam a coloquialidade como uma das marcas registradas de Bruna, que percebe a vida atravessada pelo sonho e pela natureza. “Plantei uma goiabeira/dentro do banheiro”, ela escreve, sem fugir de contradições e pequenos ou grandes paradoxos humanos. “É sobre conseguir chegar naquilo que eu sou/E cada vez mais perto daquilo que eu sou com alegria”, diz outro dos textos. Fruto, como ela diz, de um processo de escrita que passa muito pela escuta, o trabalho de Bruna está parcialmente disponível em áudios no site brunabeber.com.br.

 

A princesa salva a si mesma neste livro
Da editora LeYa, o livro de Amanda Lovelace traz o que ela identifica como a temática prioritária da poesia contemporânea. Amor, perda, sofrimento, resiliência, redenção, empoderamento e inspiração são alguns dos assuntos do livro que, como diz a autora, destaca sobretudo “a possibilidade de escrevermos nossos próprios finais felizes”. Dividido em quatro partes (A princesa, A donzela, A rainha e Você), o título aposta numa combinação sedutora ao juntar o imaginário dos contos de fada à realidade feminina do século 21, alternando delicadezas, emoções e contundências aqui e ali. Amanda vive em Nova Jersey, nos Estados Unidos, é bacharel em literatura inglesa, e teve seus livros traduzidos para vários países.