Diálogos saudáveis

No Outubro Rosa, que alerta sobre o câncer de mama, Desconstruir para Construir reflete sobre Corpo & Saúde

Corpo & Saúde é o tema da edição especial do projeto Desconstruir para Construir que acontece dia 22 de outubro, segunda-feira, na loja da Fradique. Espaço de reflexão, diálogo e debate, o evento, mediado pela jornalista Regina Volpato, apresentadora do programa Mulheres, da TV Gazeta, terá, com o apoio da editora Sextante, três autores cujos livros e trabalhos confirmam o longo alcance de um assunto que se transformou em prioridade na vida contemporânea. O psiquiatra e escritor Daniel Martins de Barros, autor de Pílulas de bem-estar, a nutricionista Sophie Deram, autora do best-seller O peso das dietas, e a jornalista Daiana Garbin, que lançou o livro Fazendo as pazes com o corpo, sobre a experiência do transtorno alimentar, são os convidados da noite.
Falar de saúde passou a ser, no século 21, um pressuposto para falar da própria vida, que se dá plenamente no corpo humano como a experiência mais legítima, intensa e intransferível que podemos ter. Assim, entender as percepções de três profissionais que desconstroem ideias e pontos de vista consagrados em suas respectivas áreas de atuação (leia as entrevistas nas próximas páginas) é um propósito que parece ainda mais saudável para agenda de outubro, mês estratégico para outro assunto relacionado à saúde, com as campanhas de conscientização sobre o câncer de mama, o segundo câncer mais comum entre as mulheres do mundo inteiro. O objetivo do Outubro Rosa, campanha que começou nos Estados Unidos com uma Corrida pela Cura promovida pela Susan G. Komen Breast Cancer Foundation, em Nova York, na década de 1990, é conscientizar as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, que tem altas chances de cura quando descoberto precocemente.
E descobrir a medida certa para lidar com a própria saúde também se transformou em “detalhe” relevante numa época cheia de extremos. Nesse sentido, como diz Daniel Martins de Barros, “manter o foco numa vida boa e saudável” pode ser uma ótima alternativa. “Só pensar na vida boa pode levar a comportamentos pouco saudáveis, imediatistas. Mas só pensar na saúde pode também virar uma prisão, roubando qualidade de vida”, afirma o psiquiatra.
Com uma percepção mais holística da nossa relação com a necessidade básica da alimentação, Sophie Deram, que propõe nutrição baseada em “ciência e consciência”, reflete sobre aspectos emocionais até para entendermos a epidemia de obesidade que se dá na nossa época. “O apetite é muito, muito próximo do emocional. Ou seja, quando você mexe em um, você mexe no todo. Quando você busca o tratamento para obesidade, a questão não é por que a pessoa engorda. É por que ela não para de comer”, ela diz.
“A informação tem o poder de mobilizar muitas pessoas, de fazer com que a pessoa perceba que está doente e precisa de ajuda, mas isso tem que ser feito com muita responsabilidade e cautela”, afirma a jornalista Daiana Garbin, que tem feito palestras em todo o país compartilhando suas experiências, sofrimentos e superações com o transtorno alimentar, que motivou, no caso dela, a criação de um canal na internet no qual ela já se comunica com uma audiência de mais de 100 mil espectadores.
Com pautas, entrevistas e reportagens que falam diariamente de saúde no programa de TV Mulheres, a mais longeva revista feminina da televisão brasileira, a jornalista Regina Volpato, uma entusiasta do projeto Desconstruir, que ela ajudou a idealizar, não passa sem refletir sobre essa questão essencial. “Como manter minha saúde emocional? Na conversa constante comigo mesma. Na observação das flutuações mentais e emocionais. Na aceitação das minhas dores, das minhas falhas e dos meus acertos”, ela escreve em um dos textos do livro Mudar faz bem (Academia/Planeta).

 

DESCONSTRUIR PARA CONSTRUIR
O que é: debate sobre Corpo & Saúde, com participação de
Daniel Martins de Barros,
Sophie Deram, Daiana Garbin
e Regina Volpato
Loja: Fradique
Quando: dia 22 de outubro, às 19h