Em nova versão

Com um novo projeto arquitetônico, a Livraria da Vila reabre este mês no Shopping Pátio Higienópolis

*Matéria publicada na revista Vila Cultural Edição 181 (Maio/2019)

Ilustrações Divulgação

A Livraria da Vila do Shopping Pátio Higienópolis reabre este mês com todo o contentamento e as melhores expectativas de uma reinauguração. No intervalo para reforma e renovação do espaço, a evidente sinergia da Vila com os moradores do bairro paulistano e os frequentadores do shopping foi provisoriamente interrompida e se reestabelece agora, integralmente, com um novo projeto arquitetônico, entre outras atrações. Seguindo a mesma linguagem conceitual proposta nas unidades do Shopping JK Iguatemi e do Jardim Pamplona Shopping, em projeto desenvolvido pela III Interior Design by Triptyque, a nova Vila tem área de 470 m² e um café La Guapa, comandado pela chef Paola Carosella, repetindo a parceira já consolidada na loja da Lorena, nos Jardins.

“É um conceito mais moderno e mais prático para o cliente se localizar – e encontrar o que está procurando–, sem, claro, deixar de ser um ambiente aconchegante, focando sempre na experiência de estar na livraria”, diz Flavio Seibel, da direção da Livraria da Vila. “Para mantermos nossa identidade precisamos apenas ser fiéis ao que acreditamos. E a Livraria da Vila acredita no livro, no poder transformador da leitura e em toda a sua importância para criarmos um senso crítico social. Com essa ideia em mente, tomamos as decisões que acreditamos ser melhores para os clientes. Em termos operacionais, isso significa sempre ter lojas bonitas, ambientes agradáveis e acolhedores, prontos pra receber da melhor maneira possível. Combinando essas características com um mix de produtos escolhidos, editado por nós – e que seja adequado para cada loja, para cada público –, mais o trabalho dos nossos colaboradores, que são vendedores-leitores, o cliente mantém seu protagonismo”, afirma Seibel.

Na nova loja, a identidade visual aparece com elementos marcantes como o intenso azul Klein que cobre parte do ambiente, definindo um “plano superior” em seu espaço interno. No “plano inferior”, as estantes brancas criam um fundo neutro que destaca os livros. Além deles, um grid de iluminação, uma malha que funciona como fonte de luz geral da loja e ao mesmo tempo demarca as zonas, ao servir de suporte para os letreiros de categorização das seções.

Materiais neutros no piso, como o assoalho em madeira e o piso de cimentício, compõem o conceito, com exceção da área infantil, que apresenta uma proposta mais alegre e condizente com seu público. Na nova loja de Higienópolis, ela tem mobiliários diferentes justamente com a intenção de entreter e inserir ainda mais as crianças no universo da leitura.
Conceitualmente, um dos desafios foi a integração da Livraria da Vila e La Guapa, atração na nova loja. “Com linguagens estéticas distintas, houve o esforço de integrar ambos os espaços de modo que materiais e elementos das duas conversassem entre si e não sobrepusessem uns aos outros, sem descaracterizá-las”, diz a arquiteta Thaís Beraldo, da equipe que desenvolveu o projeto da Livraria. La Guapa conta com uma área de atendimento que compartilha o espaço da Livraria e outra, externa à loja, em contato direto com o corredor do shopping. A fachada de ambas funciona como uma continuidade, com similaridade de materiais e proporções.

A vitrine foi pensada com o mesmo cuidado estético para trazer sempre o livro como o grande destaque do espaço. “Gostamos da ideia de ser ‘A’ livraria do bairro. A Vila é um lugar onde os moradores de Higienópolis, e os frequentadores do shopping, claro, sabem que vão se sentir bem, além de encontrar o que buscam e saírem satisfeitos com a experiência e, de preferência, com um ótimo livro”, afirma Flavio Seibel, para quem “fazer aquilo em que se acredita, um degrau de cada vez, é a melhor maneira de se destacar num mercado que ainda não está totalmente pronto.”