Russos na Vila

A poesia de Maiakóvski dá o tom da série de encontros mensais realizada em parceria com a Editora 34

*Matéria publicada na revista Vila Cultural edição 185 (Setembro/2019)

Ilustração Jonas Ribeiro Alves

Com participações da tradutora Letícia Mei e do tradutor e editor Cide Piquet, a poesia de Vladímir Maiakóvski é o tema do encontro que acontece dia 25 de setembro, na loja da Fradique, dentro do projeto Russos na Vila, parceria da Livraria da Vila com a Editora 34 em uma série de encontros mensais para conversar sobre literatura russa. A estreia aconteceu no mês passado com espaço reservado para falar sobre Varlam Chalámov e os Contos de Kolimá. Nikolai Gógol e Fiódor Dostoiévski serão os autores em destaque respectivamente em outubro e novembro.

Um dos maiores nomes da poesia do século 20, conhecido como “poeta da revolução” por seu engajamento na construção da nova sociedade soviética, Maiakóvski foi também um grande poeta lírico, conforme se lê em Sobre isto. Publicado originalmente em 1923, o livro saiu pela Editora 34 no ano passado e ganhou, com o trabalho de Letícia Mei, o Prêmio APCA 2018 de melhor tradução na categoria Literatura. Primeira tradução integral da obra no Brasil, a edição bilíngue conta ainda com apresentação, notas e estudo crítico de Letícia, além das fotomontagens originais de Aleksandr Ródtchenko.

Sobre isto
é fruto da relação amorosa de Maiakóvski com Lília Brik, interrompida em dezembro de 1922 por uma briga entre o casal. “Sem você, eu paro de existir”, escreve Maiakóvski numa carta da época, desobedecendo o pacto de silêncio e separação que eles haviam estabelecido. Nos dois meses de afastamento, o poeta redigiu Sobre isto, que é um de seus poemas mais longos.

Partindo da dor e da angústia da separação, Maiakóvski revê toda sua obra anterior, seus sentimentos e reflexões mais profundos sobre a revolução, o amor e o futuro. Criticado à época por tratar de um tema individualista como o amor, ele defendeu a sua liberdade de criação no que considerou sua obra-prima.

Maiakóvski nasceu em 1893 e aos 15 anos iniciou sua militância política junto aos bolcheviques. Foi preso diversas vezes. Em 1911, ingressou na Escola de Pintura, Escultura e Arquitetura de Moscou, onde conheceu e ficou amigo de David Burliúk, com quem fundaria o movimento futurista russo. Em 1915 escreve os poemas Nuvem de calças e Flauta de vértebras, este dedicado a Lília Brik. Após a Revolução de Outubro, aderiu ao novo regime, colaborando com a propaganda estatal, sobretudo na elaboração de cartazes, e escreveu a peça Mistério-bufo (1918). Entre 1922 e 1923, dirige a revista LEF, pautada pela intenção de aliar arte revolucionária e luta pela transformação social. Em 1929, escreveu a peça O percevejo. Alvo de muitos ataques por causa de sua postura vanguardista, foi acusado de fazer arte “incompreensível para as massas”. Em 1930, alguns meses após lançar o poema A plenos pulmões, comete suicídio.

 

ENCONTRO
O que: Russos na Vila, encontro para falar sobre a poesia de Vladímir Maiakóvski, com participações de Letícia Mei e Cide Piquet
Loja: Fradique
Quando: dia 25 de setembro às 19h30