Histórias de um ídolo

Em Sócrates eterno, a jornalista Kátia Bagnarelli, viúva do jogador, compartilha um longo depoimento do atleta

*Matéria publicada na revista Vila Cultural 166 (fevereiro/2018).

Entre os maiores ídolos do futebol brasileiro, o jogador Sócrates, que fez história no Corinthians e na seleção brasileira na década de 1980, ganha um livro que documenta sua história. Com lançamento dia 19 de fevereiro, na loja da Lorena, Sócrates eterno (BB Editora) é uma biografia escrita em primeira pessoa que vem a público pelas mãos da escritora e jornalista Kátia Bagnarelli, viúva de Sócrates. Ela colheu um longo depoimento do atleta e o compartilha agora, sete anos depois da morte do jogador,
em 2011.
Formado em Medicina, o Doutor ou Magrão, como era chamado pelos amigos, trouxe na certidão de nascimento o nome Sócrates Brasileiro Sampaio de Souza Vieira de Oliveira por causa do gosto de seu pai pelos livros, pela literatura e por alguns autores fundamentais para a história da civilização. “No período em que eu nasceria, ele estava lendo A República, de Platão”, lembra Sócrates, logo no começo do livro.
Médico, jornalista, escritor, cantor, embaixador da fundação internacional 1GOAL, comentarista, pai de família, marido exemplar, educador e palestrante, conforme Kátia o apresenta, Sócrates narra as passagens de sua vida com a espontaneidade e a sinceridade só possíveis quando se está “protegido” pelo vínculo da intimidade e da parceria construída com sua mulher. “(…) Ele sonhou um dia com esta publicação. Sagaz, irônico, provocativo, poético, nobre, comprometido com a humanidade, com os brasileiros e com a nossa família, ele gentilmente nos deixa esse legado. (…) Suas fragilidades e sua fortaleza obstinada são tão fiéis nestes relatos que por algumas horas podemos, ao ler, ouvir o tom de sua própria voz”, escreve Kátia.
Além de algumas revelações nunca antes abordadas publicamente, o livro se dinamiza por ter como pano de fundo a história do Brasil e do esporte no mundo. Para reforçar o tom de homenagem póstuma e intemporal, Sócrates eterno inclui depoimentos de personalidades, esportistas e amigos, nomes como os de Johan Cruyff, Ronaldo – o Fenômeno, Walter Casagrande, Toquinho, Zé Maria, Zenon, Zico, entre outros.
No melhor tom confessional, o livro traz outras descobertas sobre a personalidade intensa do jogador, que teve problemas com o álcool. “Paixão, bendita paixão. Este é o sentimento mais vigoroso e arrebatador de todos os que podemos vivenciar. Quando estamos apaixonados todo o resto é secundário. A única força que necessitamos é a presença da razão de nossa paixão – física, de preferência. A sua imagem não sai do pensamento e todas as ações estão voltadas para ela. Já me apaixonei dezenas de vezes. Talvez seja essa a característica mais marcante da minha existência. Sem a paixão, me parece que a vida tem um sentido menor, tornando-se mais cinzenta e triste”, declara Sócrates
no livro.

LANÇAMENTO
Livro: Sócrates eterno (BB Editora), de Kátia Bagnarelli
Loja: Lorena
Quando: dia 19 de fevereiro, às 18h30