Sinto o que sinto

O ator Lázaro Ramos faz pocket show para lançar livro que marca parceria com animadores do Mundo Bita

*Matéria publicada na revista Vila Cultural edição 185 (Setembro/2019)

O ator Lázaro Ramos. /Foto Divulgação

Em pleno mês da Festa do Livro Infantil na Livraria da Vila, o ator Lázaro Ramos encontra a garotada no sábado, feriado de 7 de setembro, na loja da Lorena, para o lançamento de seu terceiro livro dedicado às crianças. Ramos autografa Sinto o que sinto e a incrível história de Asta e Jaser, que sai pela Carochinha Editora como parte do projeto Sinto o que sinto, parceria da editora com a trupe do Mundo Bita. O Bita, para quem não conhece, é uma animação que faz o maior sucesso com os pequenos e foi criada pelos artistas da Mr. Plot, do Recife. As ilustrações do livro, que mantém a identidade visual do desenho animado, são de Ana Maria Sena.

Lázaro Ramos aproveita a cena para apresentar na Vila o pocket show Viagens da Caixa Mágica, com o qual segue cativando a criançada ao combinar carisma, diversão e outros toques dos mais importantes. No livro, por exemplo, com a história protagonizada pelo personagem Dan, que já é bastante conhecido dos fãs do Mundo Bita, temas como os sentimentos e as emoções humanas, ancestralidade, diversidade cultural, aceitação e respeito às diferenças, entre outros, aparecem em destaque.
“Vejo que é importante falar com as crianças sobre isso para elas criarem os seus repertórios e não ficarem muito tempo sem se comunicar com o mundo. O livro fala bastante sobre isso, sobre a comunicação do sentimento para o mundo, e sobre como comunicar para a gente mesmo aquilo que estamos sentindo”, disse Lázaro numa entrevista concedida ao blog da editora (leia trechos abaixo).
“Sempre quis escrever um livro para crianças sobre sentimentos. Na verdade, o desejo de falar sobre sentimentos já estava em mim e acabei colocando à disposição do personagem Dan. É uma coisa que me intriga muito essa sinceridade das crianças com suas emoções e, ao mesmo tempo, a busca delas para entender o que estão sentindo. Tem alguns livros, inclusive, que falam sobre esse assunto e que eu vejo com muito carinho porque auxiliam até nós, pais, a conversarmos com os nossos filhos sobre as sensações que eles estão tendo”, declarou o ator.
“Oferecer essa história às crianças é reafirmar o propósito de contribuir para um coletivo mais igual, inclusivo e repleto de respeito e amor”, diz Chaps Melo, um dos criadores do Mundo Bita.

REFERÊNCIA ANCESTRAL
Sinto o que sinto dá um passo adiante, porque traz, além dos sentimentos, uma segunda história sobre um povo africano que habita as margens do Rio Omo, na Etiópia. Esse povo tem uma maneira linda de se paramentar que eu acho que, para o mundo infantil, é uma grande fonte de inspiração para qualquer ilustrador, sempre uma parte muito importante dos livros para crianças. E a história ganha potência quando se tem um diálogo de qualidade entre autor e ilustrador.”

SEMENTE PARA O FUTURO
“Escrevo para falar sobre assuntos que estão me mobilizando e que eu acho importantes. Hoje em dia, falar com crianças e adolescentes, para mim, significa fugir também de uma angústia do mundo adulto, que tem dificuldade para conseguir dialogar. E falar para as crianças sobre os temas que eu falo é plantar uma semente para um futuro de mais diálogo, mais afeto e mais conhecimento dos nossos valores e da nossa história.”

O PRAZER DE LER
“Quando comecei a fazer teatro eu descobri a leitura por prazer. Quando comecei a ler livros que me ensinavam mais sobre a profissão que eu tinha escolhido, o prazer da leitura entrou na minha vida para sempre. Tanto é que, hoje em dia, [os livros] são um dos meus assuntos preferidos, o presente que mais gosto de dar e receber. Em casa, Taís [Araújo, atriz com quem Lázaro é casado] é uma grande leitora e as crianças também já têm o hábito da leitura desde cedo. É uma companhia em todos os momentos: dentro de casa, nas viagens e nos intervalos dos trabalhos.”

HÁBITO TRANSFORMADOR
“Eu tenho um projeto de incentivo à leitura, em Salvador, chamado Ler é Poder. Acho que essa frase é bem sintética sobre isso. Ler, seja lá qual for o objetivo, por prazer ou para adquirir conhecimento, só traz benefícios. O difícil hoje em dia é você conseguir, inclusive, incentivar a leitura. Tem uma história que acho muito curiosa de uma mãe que me perguntou: ‘meu filho não gosta de ler, o que eu faço para ele ler?’ E eu respondi: ‘leia! Vendo seu prazer com a leitura, ele vai ler também’. E é transformador. A cada livro em que você se encontra, que você descobre novas coisas, você já vira uma outra pessoa.”

 

LANÇAMENTO
Livro: Sinto o que sinto e a incrível história de Asta e Jaser (Carochinha Editora), de Lázaro Ramos em parceria com Mundo Bita e ilustrações de Ana Maria Sena
Loja: Lorena
Quando: dia 7 de setembro às 16h