Balada Literária

A 14ª edição do evento homenageia a obra e a vida do educador e pensador Paulo Freire

Foto Divulgação.

*Matéria publicada na revista Vila Cultural edição 185 (Setembro/2019) 

Uma bem-vinda homenagem à obra e às ideias do escritor, educador e pensador Paulo Freire (1921-1997) dá o tom da 14ª edição da Balada Literária, que movimenta a agenda cultural paulistana entre os dias 4 e 8 de setembro com várias atrações na Livraria da Vila da Fradique, onde o evento originalmente começou pelas mãos do escritor e agitador cultural Marcelino Freire, curador do projeto. Agora com uma programação que inclui diversos outros espaços da cidade, a Balada ocupa lugar de destaque no circuito artístico de São Paulo.

“É a balada da educação”, diz Marcelino, ressaltando que a escolha de Paulo Freire como homenageado não foi aleatória. “É uma oportunidade para destacarmos a importância das professoras e dos professores para a formação de cidadãos conscientes e atuantes”, ele argumenta. A edição de 2019 também focaliza o trabalho dos mediadores de leitura, que atuam em bibliotecas e outras frentes em que o acesso ao livro é uma prioridade e um canal de transformação. Em todas as atrações da Balada (confira algumas na página ao lado) haverá sempre o lugar para um “anfitrião”, ocupado, neste caso, por um mediador/uma mediadora de leitura.

Morador da Vila Madalena há duas décadas, Marcelino Freire defende o que chama de “humanização da literatura” que, segundo ele, precisa ocupar outros espaços, como “bares e esquinas, livrarias e becos, ruas e teatros”. Tanto que a ideia original da Balada aconteceu justamente seguindo este raciocínio. Na Flip, em Paraty, o escritor pernambucano teve o insight conversando com Samuel Seibel, da Livraria da Vila. O propósito era “ocupar” a Vila Madalena com literatura.

Quase uma década e meia depois, a Balada Literária acumula uma galeria de grandes nomes que já prestigiaram o evento. Entre eles, Adélia Prado, Adriana Calcanhotto, Antonio Candido, Augusto de Campos, Raquel Trindade, Mia Couto, Binho, Caetano Veloso, Conceição Evaristo, João Ubaldo Ribeiro, Lygia Fagundes Telles, Ney Matogrosso, Rogéria, Raduan Nassar e Tom Zé.

Sobre o destaque dos mediadores de leitura na edição deste ano, Marcelino Freire diz que “melhor homenagem para Paulo Freire não há”. “É presença de quem sabe que o principal conhecimento começa pela leitura que fazemos de nosso próprio quintal”, diz o escritor.

 

As atrações na Vila

Confira a programação que acontece na loja da Fradique

5 de setembro, quinta-feira

10h30
Alípio Casali, Daniel Cara e Marcos Reigota conversam com a educadora Ana Maria Araújo Freire, viúva de Paulo Freire e autora da biografia Paulo Freire – Uma história de vida (Paz & Terra)
Anfitriã: mediadora de leitura Janiléia Gomes, de Mirinzal, Maranhão, moradora da comunidade quilombola Frechal

14h
Aula aberta com a escritora portuguesa Patrícia Portela
Anfitriã: mediadora de leitura Ângela Ferreira, da comunidade de Heliópolis, em São Paulo

15h30
Aula aberta sobre a obra de James Joyce com a escritora, feminista e professora de literatura Amaira Moira
Anfitriã: mediadora de leitura Dayana Moraes, do Grajaú, em São Paulo

6 de setembro, sexta-feira
10h30
Aula aberta com o escritor Daniel Munduruku
Anfitriã: mediadora de leitura Margarida Brasil, da comunidade indígena de Camanaus, em São Gabriel da Cachoeira, Amazonas

14h
Aula aberta com o poeta Ricardo Aleixo
Anfitriã: mediadora de leitura Luciana Gomes, professora-bibliotecária na região do Ceasa, em São Paulo

15h30
Ian Uviedo e Carlos Messias conversam com Bruno Brum, Chacal e Ronaldo Bressane
Anfitriã: mediadora de leitura Ana Claudia Teixeira, da Biblioteca Comunitária EJAAC, de São Paulo

7 de setembro, sábado
11h30
Alice Ruiz, homenageada da Balada Literária do ano passado, conversa sobre o legado de Paulo Freire na educação e nas artes com a escritora Paula Bajer Fernandes, com o poeta visual Thiago Rodrigues e com o poeta cubano Reinaldo Garcia Blanco.
Anfitriã: mediadora de leitura Suillan, de São Paulo

8 de setembro, domingo
Dia Mundial da Alfabetização
12h30
Claudiney Ferreira e Jéssica Balbino conversam com Sérgio Haddad, que lança O educador – Um perfil de Paulo Freire (Todavia) (leia sobre o livro na seção Retrato, nesta edição de Vila Cultural), e Madalena Freire, filha do homenageado da Balada Literária 2019. Participação especial do poeta Costa Senna.
Anfitriã: mediadora de leitura Cris Lima, da Biblioteca Comunitária
Djeanne Firmino, de Campo Limpo, São Paulo

 

Para conferir a programação completa da Balada Literária e eventuais alterações, acesse: www.baladaliteraria.com.br