Ele, Shakespeare, visto por nós, os advogados

Convite à reflexão

Com lançamento na loja da Lorena, o livro Ele, Shakespeare, visto por nós, os advogados traz ensaios que ajudam a pensar a humanidade da obra do dramaturgo inglês sob o ponto de vista da lei

Publicado na Revista Vila Cultural 161 (setembro/2017)

Com organização de José Luiz Alquéres e José Roberto de Castro Neves, que assina um dos ensaios do livro, Ele, Shakespeare, visto por nós, os advogados (Edições de Janeiro) é uma ideia e uma realização desafiadoras. O livro traz textos de alguns ilustres advogados que se apaixonaram pela obra do mais famoso dramaturgo inglês e que, em ensaios escritos exclusivamente para a publicação, compartilham indagações instigantes não só no meio jurídico ao abordar questões como “para a formação de um advogado, basta conhecer as leis?”, “para um juiz cumprir sua função é suficiente dominar o ordenamento jurídico?” ou “os bons juristas são formados apenas com o estudo do Direito?”. O lançamento do livro acontece dia 12 de setembro na Livraria da Vila da Lorena, a partir das 19h.

Destacados em suas respectivas áreas de atuação, cada um com sua sensibilidade e percepção singular dos temas a que se dedicam, os advogados deixam claro que, dependendo do ponto de vista, Shakespeare está mais para elementar do que para sofisticado. “Possivelmente o melhor intérprete da humanidade, Shakespeare, como toda boa literatura, nos torna mais próximos de nós mesmos e nos convida a pensar.”

Além de ser mais uma demonstração do encanto de advogados, juízes, professores de Direito e juristas com o monumental legado de Shakespeare, o livro traz assinaturas de peso. Miguel Reale Júnior trata de Ricardo III, cuidando do mal e do poder. Tercio Sampaio Ferraz Júnior fala, a partir da obra do Bardo, da legitimidade no exercício do poder. Marcelo Muriel aborda o mesmo tema de outra forma, ao falar de Ricardo II. Luís Roberto Barroso apresenta Júlio César, com uma apreciação acerca do poder. Joaquim Falcão examina Macbeth e as consequências dos nossos atos.

Antônio Pitombo oferece um exame da culpa em Tímon de Atenas. Cláudio dell’Orto traz uma visão do feminino em A megera domada. Gustavo Fleichman dá sua interpretação de Medida por medida. Gabriel Leonardos explica a concorrência desleal na obra de Shakespeare. Selma Lemes nos leva à Veneza para explicar o mundo do Bardo. Gilberto Giusti conta como a autocomposição de conflitos se dá em Os dois cavalheiros de Verona. Em tom mais pessoal, Andréa Pachá opta por mandar uma carta para o autor. José Alexandre Tavares Guerreiro ensina sobre a equidade em Shakespeare. Judith Martins-Costa desnuda a incoerência e a contradição humana a partir do cânone shakespeariano. Francisco Müssnich tira reflexões sobre as desventuras do mundo contratual do Soneto 87. Por fim, José Roberto de Castro Neves fala dos canalhas nas peças de Shakespeare – e de como eles nos são familiares. Mais atual, impossível.

LANÇAMENTO
Livro: Ele, Shakespeare, visto por nós, os advogados (Edições de Janeiro), com organização de José Luiz Alquéres e José Roberto de Castro Neves e textos de vários autores
Loja: Lorena
Quando: dia 12 de setembro, segunda-feira, a partir das 19h