Recital “Vizinhos do grito”

O Nordeste revisitado

Em plena floração dos ipês, o poeta Jessier Quirino e o músico Túlio Borges celebram a chegada da Primavera com apresentação única de Vizinhos do grito na loja da Fradique

Publicado na Revista Vila Cultural 161 (setembro/2017)

“Um recital sortido feito liquidação de antiquário e bonito feito um prato de arroz-doce”. É assim que o poeta Jessier Quirino define Vizinhos do grito, apresentação que ele e o músico Túlio Borges fizeram na Livraria da Vila da Fradique no dia 28 de setembro.

Quirino diz que o nome do espetáculo, que já rendeu inclusive um DVD homônimo tamanho o sucesso de suas performances, foi retirado de um de seus poemas e é uma expressão popular tipicamente interiorana no Nordeste. “Ou seja, é aquele vizinho que não mora ao lado mas escuta, de boas avenças, o chamado do compadre”, ele diz.

Poesia, causos, canções e alegria, ancorados na mais pura fraseologia popular, diz Quirino, movimentam a cena, que tem a participação especial de Túlio Borges, com quem Quirino tem várias parcerias. De Brasília, Borges se prepara para lançar seu terceiro álbum, Cutuca meu peito incutucável, no mês que vem. Além de vários prêmios, o trabalho de Borges acumula elogios feitos por especialistas como Zuza Homem de Mello e Tárik de Souza.

Com seu olhar minucioso para as coisas simples do dia a dia, seja na poesia ou nos causos sertanejos, “com voejos de contemporaneidade e renovação no dizer literário”, Quirino faz apresentações cada vez mais disputadas pelo público e tem lotado casas de espetáculos, eventos pedagógicos e convenções em todo Nordeste. “Desta vez será um recital no aconchego da Vila Madalena no findar do mês de setembro, em plena floração dos ipês”, diz o artista.

Nascido em Campina Grande, na Paraíba, Quirino é arquiteto de formação e poeta, escritor, compositor, exímio contador de causos e artista de palco por vocação. Autor de nove livros, entre eles Prosa morena, Bandeira nordestina, Berro novo e Papel de bodega, é colunista da rádio CBN João Pessoa.