“Sol Aquário”

À luz dos versos

Estudante de cinema e artes plásticas, Brás Moreau Antunes, 20 anos, faz sessão de autógrafos na Fradique para lançar Sol Aquário, seu primeiro livro de poesias

Publicado na Revista Vila Cultural 161 (setembro/2017)

Sol Aquário é nome do primeiro livro de poesias de Brás Moreau Antunes, 20 anos, que recebe amigos e leitores para a sessão de autógrafos na Livraria da Vila da Fradique dia 16 de setembro. Estudante de cinema e artes plásticas, Brás também atua como ator e fotógrafo e não pára de escrever desde que, aos 14, entendeu a poesia como uma necessidade
de expressão.

Com influências dos poetas concretistas e também do trabalho de seu pai, o músico e escritor Arnaldo Antunes, Brás diz que a poesia foi transformadora sobretudo pelo poder de colocá-lo em contado com ele mesmo. “Me fez falar o que não conseguia pensar nem ver. E quando eu descobri aquilo, vi muita verdade. Por isso, para mim, a poesia não é ‘entretenimento’. É arte. E arte muda o mundo”, ele diz.

“A poesia nasce da necessidade de falar o que não cabe nas palavras, e segue cumprindo seu papel. As periferias querem viver e brotam saraus para além da existência centralizada. No peito não cabe tanta inquietude quanto às incoerências agressivas da vida, então explode em palavras um rap no Slam Resistência, na Bate Palmas do Conjunto Palmeiras, na DominiCaos. Por todas as cidades que passei sempre tem uma galera que sente a vida, o amor, a política, a economia e a música das palavras e precisa se traduzir”, diz Brás, que é apaixonado pela cultura nordestina e atualmente vive em Fortaleza.

Sol Aquário é título de um poema que, segundo Brás, também revela a essência do livro. Brás chegou a estudar Letras na Universidade de São Paulo, mas optou por sair da cidade para fugir “do ar, do trânsito e de um círculo social já consolidado para redescobrir outras maneiras de se relacionar”.

“Nunca parei de escrever e nunca vou parar. A escrita tem parte no meu corpo, na minha razão. Faculdade mental, disposição anímica, tradução em signos, tudo isso é preciso pra viver bem em contato com o mundo e comigo mesmo”, afirma Brás, que quer, sim, lançar mais livros. “Vou fazer da mesma forma que montei o Sol Aquário: quando eu já tiver um montão de coisa boa, daí eu projeto. Tenho escrito contos e alguns roteiros cinematográficos. Tenho desenhado muitos projetos para os futuros possíveis, mas agora, é verdade, fazendo duas faculdades ao mesmo tempo, já é bastante coisa pra lidar.”

LANÇAMENTO
Livro: Sol Aquário, de Brás Moreau Antunes
Loja: Fradique
Quando: dia 16 de setembro, sábado, a partir das 16h, com sarau às 18h.