A base da vida

Os médicos Denize Ornelas e Moisés Chencinski falam sobre aleitamento materno no #MãesNaLivraria

Amamentação e o apoio nas redes sociais é o tema do encontro do projeto #MãesNaLivraria no dia 11 de julho, quarta-feira, na loja da Fradique. Os convidados são os médicos Denize Ornelas e Moisés Chencinski e a conversa é uma ótima oportunidade para entender, por exemplo, a relevância de eventos como a 27ª Semana Mundial de Aleitamento Materno, que acontece no mês que vem e cujo tema em 2018 é Amamentação é a base da vida.
“A recomendação da Organização Mundial de Saúde em relação ao aleitamento materno é que ele aconteça desde a sala de parto, exclusivo em livre demanda até o sexto mês e estendido até dois anos. No Brasil, a nossa realidade é muito aquém disso. A média de aleitamento é de 54 dias. Aos seis meses, nós estamos em torno de 41% de amamentação e a nossa média de amamentação é de 11 meses e 20 dias”, diz o pediatra Moisés Chencinski. “Existem diversos fatores que interferem de forma negativa no sucesso dessa evolução. Na falta de apoio e de acolhimento das mães em suas necessidades e dificuldades reais, elas acabam recorrendo às redes sociais, à internet e a grupos de mães para ter informações, que nem sempre são as mais adequadas do ponto de vista técnico-científico. Cada uma traz a sua informação ou da sua família, ou da sua cultura, ou do seu profissional de saúde. E infelizmente nem sempre há um preparo dos profissionais de saúde sobre amamentação, que é a base da vida. Não só como questão alimentacional, mas também de vínculo, de questões imunológicas que a amamentação propicia”, diz Chencinski.
“Por isso,a ideia desses encontros para esclarecer, tirar dúvidas, orientar sobre as melhores formas de cada situação de uma forma geral são oportunidades para compartilhar e experiências e tratar da importância da alimentação para conseguir compreensão e apoio maior para que essas mães, essas famílias, possam ter crianças mais saudáveis”, declara diz Chencinski, que mobiliza, na redes sociais, uma audiência de milhares de pessoas interessadas em saber mais sobre amamentação e cuidados com a saúde na infância, entre outros temas.
O #MãesNaLivraria é uma parceria da Livraria da Vila com a editora Timo, que tem se dedicado à publicação de títulos sobre alimentação e desmame, além de apostar em iniciativas que priorizem questões importantes para mulheres que vivem a experiência da maternidade. A ideia é que elas encontrem suporte e informações sobre como se localizar e se adequar socialmente e publicamente com a “nova” vida que se configura depois da chegada de um bebê.

 

ENCONTRO
O que: os médicos Denize Ornelas e Moisés Chencinski falam sobre Amamentação e o apoio nas redes sociais no projeto #MãesNaLivraria
Loja: Fradique
Quando: dia 11 de julho, entre 15h e 17h