Uma vida sem lixo

Cristal Muniz lança livro em que ensina a reduzir a quantidade de lixo que produzimos, incluindo os recicláveis

A designer Cristal Muniz faz uma palestra especial dia 19 de julho, na loja da Fradique, para marcar a sessão de autógrafos do lançamento, pela Editora Alaúde, de Uma vida sem lixo, mesmo nome do blog com qual a influenciadora catarinense vem cativando a audiência desde que decidiu compartilhar publicamente a decisão de que não iria mais produzir lixo – ou pelo menos reduzir significativamente sua quantidade, incluindo os recicláveis. A ideia é tão pertinente e atual que ganha cada vez mais admiradores e adeptos. Daí, inclusive, o projeto do livro.
Há três anos, em 2015, Cristal conquista espaços na web – e na vida real – com as dicas de como produzir a menor quantidade de lixo possível em casa e de como levar esse hábito para fora do lar também. Na introdução do livro, ela volta a tratar do impacto do nosso estilo de vida no planeta e argumenta por que, na visão dela, só separar o lixo reciclável não é o suficiente. Depois, ambiente por ambiente, cada capítulo indica comportamentos e soluções para o cotidiano sem lixo nos diferentes espaços de uma casa.
Em Cozinha, por exemplo, há instruções sobre como construir uma composteira para o lixo orgânico, receitas simples para aproveitar os ingredientes ao máximo e dicas de como comprar alimentos a granel ou apostar na sua própria horta
em casa.
No capítulo Área de serviço, Cristal explica como dá para manter a casa inteira limpa e até lavar louça e roupa usando apenas três ingredientes. Tudo sem gastar muito. Também dá dicas de como cuidar da alimentação e da saúde dos animais de estimação. O livro é um guia prático sobre comportamentos cada vez mais importantes e sobre as escolhas de Cristal, que se inspirou na blogueira americana Lauren Singer, do blog Trash is for Tossers. Ela consegue guardar todo o lixo produzido em anos em um pote de vidro pequeno. A designer catarinense decidiu tentar reproduzir o feito no Brasil com o blog Um ano sem lixo para registrar seu período de transição de uma “vida normal” para uma com zero – ou quase zero – produção de lixo.
Para conseguir fazer isso, ela eliminou os produtos descartáveis, procurando sempre alternativas duradouras, e diminuiu o consumo de produtos que precisam de embalagem, passando a consumir alimentos a granel e orgânicos.

 

LANÇAMENTO
Livro: Uma vida sem lixo (Editora Alaúde), de Cristal Muniz
Loja: Fradique
Quando: dia 19 de julho, entre 19h e 21h30