Do sertão ao Japão

Xico Sá publica haikais em livro que retorna à sua origem de “poeta da geração mimeógrafo”

Sertão Japão é o nome do livro que o jornalista e escritor Xico Sá autografa dia 9 de agosto na loja da Fradique. Com o novo trabalho, Xico retorna à sua origem de “poeta da geração mimeógrafo” das décadas de 1970/80 e publica, em novo selo editorial independente, a Casa de Irene, um título de haikais, os tradicionais poemas japoneses de três versos, em que reflete sobre as semelhanças reais, fictícias e imaginárias entre o Nordeste brasileiro e o mundo oriental.
“O nordestino que se torna mestre na culinária japonesa de São Paulo foi o estalo inicial dessa viagem poética”, diz Xico. “O livro explora as semelhanças entre samurais e cangaceiros, as paisagens das montanhas orientais e o deserto do semiárido, além de revelar flagrantes das estações do ano nos dois universos”.
Do balcão do Kintaro, boteco japonês do bairro da Liberdade, em São Paulo, Xico avista o sol nascente do seu Cariri natal. Na mesma freguesia paulistana e sempre bem-humorado, encontra Bashô – poeta japonês do século 17 – sob o disfarce de sapo no Largo da Pólvora.
Sertão Japão junta o vigor da poesia repentista com o espírito do haikai ocidentalizado: “mangá pau-de-arara/ na velocidade do sakê/delírio no trem-bala”.
Na conexão personalíssima do sertão-Japão, Xico compara as “belas adormecidas” do clássico do escritor japonês Yasunari Kawabata com as prostitutas “insones e chapadas” dos cabarés do interior do Nordeste. E segue traçando outros vários paralelos fantasiosos, como o encontro amoroso entre os dinossauros da Paraíba e o monstro moderno Godzilla.
Militante do movimento da Poesia Marginal ou Geração Mimeógrafo no Recife, cidade onde viveu a juventude, Xico publica Sertão Japão pela Casa de Irene Edições, criado este ano por ele e Larissa Zylbersztajn. O nome é uma homenagem à filha dos dois, de um ano e três meses.
O livro tem ilustrações da artista paulistana Thais Ueda e xilogravuras do cearense José Lourenço, diretor da Lira Nordestina, a mais importante oficina de cordel do Brasil.

 

LANÇAMENTO
Livro: Sertão Japão (Casa de Irene), de Xico Sá
Loja: Fradique
Quando: dia 9 de agosto, às 18h30