Terra em transe

O professor Oliver Stuenkel autografa O mundo pós-ocidental – Potências emergentes e a nova ordem global

Professor e analista de relações internacionais, Oliver Stuenkel autografa dia 22 de agosto, na loja da Lorena, o livro O mundo pós-ocidental – Potências emergentes e a nova ordem global (Zahar). Como indica o título, o livro avalia as
consequências, nos domínios econômico, político e militar, do “novo mapa” mundial com a ascensão de alguns países e economias.
No lugar de conjecturas genéricas, Stuenkel examina com rigor e clareza as dinâmicas prováveis que podem modelar a arena política mundial nas próximas décadas. Para isso, ele apresenta e investiga iniciativas institucionais, em sua maioria conduzidas pela China, responsáveis por estabelecer uma ordem paralela, como o Banco Asiático de Investimentos em Infraestrutura, a Área de Livre Comércio Ásia-Pacífico e a Cúpula dos Líderes do BRICS.
Colunista do jornal El País, Stuenkel é autor de BRICS e o futuro da ordem global (Paz e Terra), no qual analisa o sentido e as consequências da ascensão de países como Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul para o futuro da ordem global.
“O crescente papel econômico da China também é uma realidade irrefutável no Brasil. Dependemos cada vez mais da demanda chinesa de commodities, e a China em breve se tornará o maior investidor no Brasil, dando-lhe influência econômica e política sem precedentes. O Brasil tem pouca escolha além de operar dentro dessas restrições estruturais. A questão não é aceitar ou rejeitar essa realidade de crescente dependência, mas como gerenciá-la para que ela beneficie os nossos interesses estratégicos”, escreveu Stuenkel no texto A China sabe muito sobre o Brasil e o Brasil sabe muito pouco sobre a China, para
o El País.
Em outro texto, de dezembro do ano passado, sobre as eleições brasileiras em 2018, sob o título Resgatar o papel externo do Brasil, Stuenkel lembra que “o governo de Temer é, internamente, um dos mais impopulares do mundo”. “Sua constante batalha pela sobrevivência reduz o tempo e a energia que poderia dedicar à política externa. Além disso, as acusações de corrupção contra vários de seus principais integrantes debilitam sua legitimidade para assumir liderança internacional em várias áreas”, escreve.
Professor adjunto de Relações Internacionais na Fundação Getúlio Vargas em São Paulo, Stuenkel também é non-resident fellow no Global Public Policy Institute (GPPi) em Berlim.

 

 

LANÇAMENTO
Livro: O mundo pós-ocidental – Potências emergentes e a nova ordem global (Zahar), de Oliver Stuenkel
Loja: Lorena
Quando: dia 22 de agosto, quarta
às 18h30