Hilda por inteiro

Biografia Eu e não outra traz um mosaico com detalhes sobre a vida e o jeito de ser da escritora

Em plena evidência por causa da homenagem recebida mês passado na Flip, Hilda Hilst também teve momento especial na Livraria da Vila com o lançamento, pela Tordesilhas, de Eu e não outra – A vida intensa de Hilda Hilst, das jornalistas Laura Folgueira e Luisa Destri, pesquisadoras da obra da escritora.
Escrito originalmente há mais de uma década, o livro foi revisto e atualizado pelas autoras e revela a vida de uma mulher elegante, excêntrica, amorosa e que tinha plena consciência de como se construía como personagem dela mesma ou como escritora.
No posfácio, Laura e Luisa abordam como se deu a criação da narrativa e como se desenvolveu, depois disso, a relação profissional com a biografia e a literatura de Hilda Hilst. “O relançamento da obra completa de Hilda, no início dos anos 2000, foi uma espécie de renascimento da escritora”, diz Laura. “Ainda não dá para avaliar as consequências das homenagens e da atual evidência porque é uma obra difícil, mas é fundamental, para as novas gerações, o contato e a descoberta de uma autora tão importante”, afirma Luisa.
As jornalistas realizaram mais de quarenta entrevistas para fazer o livro. Com episódios relatados por fontes próximas, além de documentos históricos, Eu e não outra traz um panorama da vida da escritora desde seu nascimento, em Jaú, até sua morte, na Casa do Sol, em 2004.
Laura e Luisa conversaram com familiares de Apolônio Hilst (o pai) e Bedecilda Vaz Cardoso (a mãe), incluindo o irmão, Ruy Vaz Cardoso; com Dante Casarini, ex-marido de Hilda; com amigos, editores e ex-namorados. Entre os depoimentos, destacam-se aqueles dados por figuras muito próximas a ela, como o editor Massao Ohno, o amigo e escritor José Luis Mora Fuentes, o também amigo e jornalista J. Toledo e o músico Almeida Prado, primo de Hilda
Além das entrevistas, as autoras realizaram inúmeras visitas à Casa do Sol (antes da criação do Instituto Hilda Hilst) e ao arquivo de Hilda Hilst no Centro de Documentação Cultural Alexandre Eulalio (Cedae) do Instituto de Estudos da Linguagem da Unicamp. Lá, vasculharam os diários da escritora, que fornecem informações fundamentais para os episódios narrados em Eu e não outra. Também foram fontes valiosas as muitas entrevistas concedidas por Hilda durante sua vida, bem como críticas e notícias pertinentes – todas detalhadas na bibliografia, cobrindo um período de 1949 a 2006.
Eu e não outra é um mosaico de fontes, documentos e fotos conhecidas e inéditas de momentos da vida de Hilda Hilst, que dizia coisas como: “Existe uma diferença entre o que você realmente quer e o que o seu espírito mais profundo deseja. E, na vida, o que você pode viver, no seu cotidiano, pode não ter nada a ver com essa verdade mais profunda”.