#MãesNaLivraria

Com temas como alimentação e desmame, projeto focaliza as mudanças que vêm com a chegada de um bebê

Uma conversa entre a fonoaudióloga Aline Padovani e a nutricionista Danielle Andrade, que se encontram para falar sobre Introdução alimentar, marca a estreia, no dia 9 de maio, na loja da Fradique, do projeto #MãesNaLivraria, uma parceria da Livraria da Vila com a editora Timo, que tem se dedicado à publicação de títulos como Meu filho não come!, do pediatra espanhol Carlos González, e BLW: Baby-Led Weaning, o desmame guiado pelo bebê, da consultora britânica em saúde Gill Rapley.
Em pleno Mês das Mães, a ideia, como indica o nome do projeto, é criar um espaço regular na agenda da livraria para uma questão das mais relevantes entre mulheres que vivem a experiência da maternidade. Ou seja, como se localizar e se adequar socialmente e publicamente com a “nova” vida que se configura depois da chegada de um bebê. Isso, claro, junto com todos aprendizados e adaptações que se estabelecem nessa vivência, sobretudo no que se refere a alimentação das crianças, algo que sempre gera expectativas, cuidados, responsabilidades, afetos e medos, entre outros sentimentos e emoções incontornáveis.
Assim, a partir de maio e sempre nas segundas quartas-feiras de cada mês, entre 15h e 17h, estão programados, até o fim do ano, encontros com especialistas, pesquisadores, jornalistas e autores para evidenciar, discutir e refletir sobre questões relacionadas às crianças e à maternidade. “Nossa percepção é que muitas pessoas ainda não respeitam o direito da mulher e do bebê de transitar por locais públicos. Não estamos acostumados, como sociedade, a conviver com bebês vivendo entre nós nos espaços públicos. E a gente quer ajudar a modificar isso”, diz Ana Basaglia, publisher da Timo e moderadora de um grupo de amamentação, função voluntária que ela realiza desde que descobriu, inclusive como mãe, a relevância do tema ao qual se dedicada também profissionalmente.
“Como adoramos livros, leituras, livrarias, conversas, notadamente em roda, e como nosso público-alvo são essas mulheres e seus bebês, achamos importante juntar isso tudo num encontro que ajude a naturalizar a presença da mulher e seu bebê entre nós”, declara Ana.
Primeira infância, amamentação, paternidade, feminismo, empreendedorismo feminino, maternidade e consumismo infantil são alguns dos temas programados para os encontros e conversas nos próximos meses. Entre os convidados, nomes como os dos pediatras Carlos Eduardo Correa e Moisés Chencinski, da nutricionista Viviane Laudelino, da blogueira e ativista pela infância Anne Rammi, da apresentadora Bela Gil, da educadora Fabiolla Duarte, dos jornalistas Rita Lisauskas, Cinthia Dalpino, Marcio Sno e Thina Curtis, entre outros.
“O senso comum diz que um bebê pequeno precisa ficar em casa, resguardado de todas as ‘ameaças’ do mundo exterior. Avós e parentes, profissionais de saúde, publicações especializadas, muitos querem estabelecer que lugar de bebê é na sua casa. Mas qual bebê? O bebê recém-nascido, o bebê de três meses, o bebê de nove meses, o bebê de dois anos? E a mãe desse bebê, como faz para conviver diariamente com essa ‘norma’ segregadora (ainda que informalmente) estabelecida? Se é verdade que nas primeiras semanas de vida do bebê a mulher, e seu parceiro ou família próxima, se voltam aos cuidados intensivos para esse novo serzinho indefeso e abrem mão da convivência com o tal ‘mundo exterior’, também é fato que aos poucos as coisas vão se acomodando”, escreve Ana no texto de apresentação do projeto.
Pesquisadora do tema e dos livros disponíveis sobre o assunto, a editora prossegue: “Mulheres que desejam sair com seus bebês podem fazê-lo sem se sentir constrangidas ou incomodando os outros. Bebês choram às vezes, e tudo bem. Bebês mamam em intervalos curtos, e tudo bem. Bebês precisam ser trocados tanto quanto outras pessoas precisam ir ao banheiro, e tudo bem. As mães de bebês gostam de ler, trocar ideias a respeito de autores e livros, querem sentar para um café e pão de queijo e um bom papo, querem passear por prateleiras sem pressa para escolher seu próximo título, e querem fazer tudo isso mesmo se estiverem às voltas com um bebê fofinho em seu colo”. O espaço da Livraria da Vila, portanto, parece o cenário sob medida para um diálogo tão especial.

 

ENCONTRO
O que: A fonoaudióloga Aline Padovani e a nutricionista Danielle Andrade falam sobre Introdução alimentar no projeto #MãesNaLivraria
Loja: Fradique
Quando: dia 9 de maio, entre 15h e 17h

 

O tema essencial da comida

Livros Meu filho não come! e BLW: Baby-Led Weaning, o desmame guiado pelo bebê tratam da introdução alimentar entre crianças

Os dois livros, ambos da Timo, que inspiram a conversa sobre Introdução alimentar na estreia do #MãesNaLivraria são leitura da melhor qualidade ao indicar caminhos para decisões ou estratégias sobre o tema. Meu filho não come!, do espanhol Carlos González, se apropria, no título, de uma das frases que um pediatra mais escuta ao longo da sua vida, como diz González, que observou que “o não comer” se converteu em tema recorrente de suas consultas. O que significa que as famílias, especialmente as mães, sofrem com os conflitos relativos à alimentação. E sofrem muito. O eixo central do livro é a ideia de não obrigar uma criança a comer, sem considerar essa atitude como um “método para abrir o apetite”, mas, sim, como uma manifestação de amor e respeito pelos filhos, num raciocínio que o pediatra compartilha de um jeito claro e prático. Especialista em amamentação pela Universidade de Londres, González é fundador da Associação Catalã Pró Aleitamento Materno e assessor da Iniciativa Hospital Amigo da Criança (UNICEF). González é uma referência quando o assunto é a defesa da amamentação e da criação com apego.

BLW: Baby-Led Weaning, o desmame guiado pelo bebê, feito a quatro mãos pela consultora britânica em saúde Gill Rapley e pela jornalista Tracey Murkett, documenta uma estratégia de introdução alimentar que ganha cada vez mais adeptos na Europa, nos Estados Unidos e, mais recentemente, no Brasil. Rapley é precursora dos estudos do tema e criou o termo BLW ao desenvolver uma série de ações para sua aplicação. O livro traz orientações sobre como apresentar alimentos sólidos aos bebês, com dicas práticas para que eles desenvolvam sua alimentação de maneira confiante e alegre. “Weaning” é a transição gradual que um bebê faz até deixar de se alimentar exclusivamente de leite materno, um processo que demora pelo menos seis meses, mas pode levar anos. A ideia do BLW é permitir que o bebê guie todo o processo, usando seus instintos e habilidades: em vez de papinhas, são oferecidos legumes, frutas e outros alimentos sólidos em pedaços para que ele próprio os pegue com as mãos e coma de maneira autônoma, abrindo um mundo de boas possibilidades para seu desenvolvimento. Com a ajuda dos pais, ele descobre uma grande variedade de alimentos saudáveis e aprende importantes habilidades sociais – enquanto come apenas a quantidade de que precisa, o que diminui as chances de desenvolver sobrepeso na infância.