Ler para relaxar

Uma seleção de livros que têm tudo a ver com o verão, as férias e o lugar onde você decidiu ou pode estar

NA PRAIA

 

A amiga genial
Da editora Globo, pelo selo Biblioteca Azul, o livro da autora italiana Elena Ferrante é o primeiro romance da série Napolitana, que tem mais três títulos. Elena Greco é a narradora da história e aqui ela conta o período entre a infância e a adolescência, em Nápoles, na década de 1950. Mais inteligente da turma, Elena vê sua vida mudar quando a família do sapateiro Cerullo chega ao bairro e Raffaella, uma criança magra, mal comportada e selvagem, se torna o centro das atenções.

 

A uruguaia
Da Todavia, o livro do argentino Pedro Mairal, que já recomendamos como dica de presente no mês passado, é sucesso de crítica e público e originalmente um best-seller em língua espanhola. Afetos, crise conjugal, autoengano, promessas não cumpridas, sempre sob a perspectiva das peripécias sentimentais de um escritor recém-chegado aos quarenta anos, criam uma “epopeia tragicômica sobre a busca da felicidade”. Para abstrair geral.

 

Aprendizados
Fluente e sincero como a autora sempre foi, o título da Record, pelo selo BestSeller, traz as histórias e os valores da modelo gaúcha Gisele Bündchen, que se tornou a brasileira mais famosa do mundo. A ideia do livro, como diz Gisele, é compartilhar experiência para ter uma vida com mais significado. Da infância em Horizontina, interior do Rio Grande do Sul, à carreira internacional e às experiências da maternidade e do casamento, Gisele conta um pouco de tudo e seduz pela naturalidade e fluência de suas histórias.

 

Asiáticos podres de ricos
Da Record, o livro de Kevin Kwan, que inspirou o filme homônimo, é garantia de diversão. A história: ao chegar à Cingapura com o namorado, o charmoso Nicholas Young, para acompanhá-lo ao casamento de seu melhor amigo, Rachel Chu percebe que Nick não mencionou alguns detalhes. Como o fato de sua família ter muito, muito dinheiro, e que ela iria viajar mais em jatinhos particulares do que de carro com um dos solteiros mais ricos – e cobiçados – da Ásia.

 

Minha história
Da Objetiva, o livro de Michelle Obama traz detalhes, histórias e pontos de vista de uma das mulheres mais icônicas e cativantes da atualidade, inclusive por ela ter uma vida repleta de realizações das mais significativas. Primeira afro-americana a ocupar o lugar de primeira-dama dos Estados Unidos, Michelle se posicionou como uma poderosa porta-voz das mulheres e meninas nos EUA e ao redor do mundo, mudando a forma como as famílias levam suas vidas, em busca de um modelo mais saudável e ativo.

 

PARA A CRIANÇADA

 

O diário perdido de Gravity Falls
O volume 3 do livro de Alex Hirsch para a editora Universo dos Livros é uma belezura que os fãs das peripécias de Dipper e sua irmã Mabel não vão querer perder. Importante saber que a aventura inclui segredos nunca antes revelados, monstros e mistérios da pacata cidade do Tivô Stan. É ele quem conta a trágica história de Ford, o paradeiro de Blendin, qual é a Dimensão 52 e como atrair um “ornitorrinco xadrez”. Cheio de surpresas, é ficção com todo o encantamento que a garotada tem direito.

 

PARA A MOÇADA

 

O ódio que você semeia
O título que a Record publicou no Brasil pelo selo Galera traz a assinatura de Angie Thomas e apareceu em 1º lugar a desejada lista do The New York Times. Trata-se de uma história juvenil cheia de choques de realidade para falar do racismo em tempos tão cruéis e extremos. E a trama inclui revelações como a de que Starr, ainda muito nova, aprendeu com os pais, por exemplo, como uma pessoa negra deve se comportar na frente de um policial. Algo que ela só vai entender de fato ao perder um amigo e viver a dor do luto que a faz descobrir sua própria voz.

 

NA CIDADE

 

Infiltrado na Klan
Da editora Seoman, o livro de Ron Stallworth é uma história verídica quase inacreditável – e que inspirou o filme homônimo de Spike Lee. Stallworth foi o primeiro detetive negro da história do Departamento de Polícia de Colorado Springs. Por causa de um anúncio no jornal local convocando pessoas a se juntarem à Ku Klux Klan, ele decide responder fingindo ser um homem branco, com discurso racista falso, para protagonizar uma das investigações mais audaciosas no combate ao racismo. É leitura de tirar o fôlego, no melhor sentido.

 

Elza
Escrita pelo jornalista Zeca Camargo, a biografia da cantora Elza
Soares integra o catálogo da editora LeYa. “Esta é a versão final, definitiva, contada por ela. Elaborada por mim, mas a matéria-prima é a memória da Elza – e isso é muito, muito fascinante. É como um mergulho nessa vida maravilhosa e nessa trajetória incrível”, disse Camargo sobre o livro, que narra da infância ao atual momento de vida de uma das mais importantes cantoras do país, que se transformou em ícone cultural.

 

 

Justiça a qualquer preço
De John Grisham, o título da Arqueiro é garantia de sucesso, relaxamento e diversão para os adeptos da ficção e do suspense do escritor, que tem um público fiel. Aqui, ele conta a história de Mark, Todd e Zola, três jovens que ingressaram na faculdade de Direito porque queriam mudar o mundo com seu idealismo e acabam se envolvendo numa trama perigosa, que inclui descobertas de fraudes financeiras, batalhas com bancos e até com o FBI.

 

 

Os contos
O livro da Companhia das Letras traz os contos completos da escritora Lygia Fagundes Telles reunidos pela primeira vez em um único volume, além de incluir escritos esparsos, há tempos fora de catálogo. “Lygia Fagundes Telles sempre teve o alto mérito de obter, no romance e no conto, a limpidez adequada a uma visão que penetra e revela, sem recurso a qualquer truque ou traço carregado, na linguagem ou na caracterização”, escreve o saudoso Antonio Candido sobre a Lygia.

 

Breves respostas para grandes questões
De Stephen Hawking, o título da Intrínseca é uma reunião póstuma dos trabalhos e pensamentos a respeito das grandes questões que desafiam o homem desde tempos imemoriais. Com prefácio de Eddie Redmayne – que ganhou o Oscar por interpretar Hawking no cinema –, introdução do Nobel de Física Kip Thorne e posfácio de Lucy Hawking, filha do cientista, o livro é garantia de aprendizado com os argumentos de um pesquisador eternizado por sua inteligência e sua obra.

 

 

Antologia do humor russo (1823-2014)
Título exclusivo da Editora 34 para a Livraria da Vila, o livro organizado pela professora Arlete Cavaliere visita, em sequência cronológica e sob a perspectiva do humor, a literatura produzida na Rússia ao longo de quase dois séculos. Em abordagens tão intemporais como universais, os textos, em formatos diversos, são leitura com muita diversão. No total, são 37 autores, alguns nunca publicados antes em português.

 

 

 

A transparência do tempo
Da Boitempo, o livro de Leonardo Padura, o mais conhecido autor cubano na atualidade, traz o detetive Mario Conde entre um passado remoto e o presente imediato, bem como sugere o título. O desaparecimento da estátua de uma virgem negra é o caso a ser desvendado. E acontece às vésperas de Conde completar sessenta anos, num momento em que ele permanece cético em relação a seu país e assiste ao encolhimento da oferta de livros usados, cuja revenda vinha sendo seu ganha-pão dos últimos tempos.

 

 

Ironias do tempo
Da Companhia da Letras, o livro Luis Fernando Verissimo é, no mínimo, irresistível. Os textos foram selecionados por Adriana e Isabel Falcão, que organizaram a antologia. Mais que divertido, o resultado é uma curiosa jornada sobre o tempo. Fatos ou comportamentos que pareciam definitivos podem mudar radicalmente, outros impressionam justamente pelo motivo oposto: se mantêm iguaizinhos ao longo de décadas.

 

 

Velhos são os outros
Da Intrínseca, o livro da juíza Andréa Pachá, autora de Segredo de justiça, é adorável. Depois de quase vinte anos à frente de uma Vara de Família, cuidando de casos de divórcios, pensão, guarda e convivência familiar, ela assumiu uma Vara de Sucessões, onde lidaria com julgamentos de inventários, testamentos e curatelas. É a partir das experiências dessas audiências que a escritora cria, na ficção, histórias delicadas, bem-humoradas e emocionantes sobre a longevidade que tantos anseiam.

 

 

Wabi Sabi
Da BestSeller, o livro de Beth Kempton se dedica ao conceito cativante da estética japonesa que ajuda a ver beleza na imperfeição, apreciar a simplicidade e aceitar a transitoriedade natural de todas as coisas. Com raízes no Zen budismo e na filosofia do chá, a sabedoria atemporal de wabi sabi, escreve Beth, nos oferece a real dimensão dos problemas corriqueiros diante do milagre da existência humana, propondo soluções e abordagens para os desafios da vida contemporânea.