Para ler agora

Confira alguns títulos que fazem o maior sucesso entre a garotada ao combinar aventura, aprendizado e diversão

 

A casa na árvore com 13 andares
Publicado no Brasil pela editora Fundamento, o livro de Andy Griffiths e Terry Denton, parceiros há 20 anos, é best-seller mundo afora tamanha a inventividade da dupla para cativar com as aventuras e histórias fantásticas da série Casa na Árvore, cenário que mexe com a imaginação da garotada.

 

 

O monstro das cores
De Anna Llenas, o título da Aletria é superoriginal ao explicar as emoções pela associação com as cores. O personagem principal é um monstro que muda de cor dependendo do que está sentindo. E precisa de uma menina-amiga, que o ajuda a entender o que significa estar triste, estar alegre, ter medo, estar calmo e sentir raiva.

 

 

O gigante mais elegante da cidade
Título da Brinque-Book, o livro de Julia Donaldson leva a uma terra mágica habitada por seres diversos, entre os quais Jorge, um gigante adorável e desalinhado que um dia decide repaginar o visual e vive situações das mais divertidas.

 

 

Matilda
De Roald Dahl, o título da WMF Martins Fontes traz a personagem superquerida de pequenos (e grandes) leitores dando um belo exemplo. Ela passa horas na Biblioteca lendo um livro atrás do outro, enquanto os pais gastam o maior tempo diante da televisão. Matilda tem que enfrentar até a desconfiança da diretora da escola, que não lida bem com o fato de uma criança saber tantas coisas.

 

 

Diário de Pilar na China
Da Zahar, o livro da escritora Flávia Lins e Silva faz a alegria da garotada com a personagem que não cansa de viajar e descobrir o mundo. Depois de Grécia, Egito, Amazônia, Machu Picchu e África, Pilar e seus amigos embarcam na rede mágica e vão parar do outro lado do mundo, na China mais exatamente. É diversão com informação na medida certa.

 

 

 

Uma girafa e tanto
Do catálogo da Companhia das Letrinhas, o livro de Shel Silverstein é uma graça. Conta a história de um garoto que não está satisfeito com a sua girafa. Ele quer mais: quer uma girafa e tanto na qual vai acumulando coisas, enquanto o escritor, com requinte, acumula rimas e dicas em situações que prezam pela leveza com que se configuram.

 

 

Coleção Abremente
Outra aposta da Catapulta que faz bonito, a coleção tem vários títulos direcionados a diferentes faixas etárias. O formato de perguntas e respostas com diversos temas dá toda a dinâmica do projeto, da leitura e sobretudo da possibilidade de combinar aprendizado e diversão.

 

 

 

O poder da ação para crianças
“Como aprender sobre autorresponsabilidade e preparar seus filhos para uma vida feliz” é subtítulo desta publicação da editora Gente. O livro foi realizado a quatro mãos pelo cientista e best-seller Paulo Vieira e Mauricio de Souza e é estrelado pela Turma da Mônica. Com os adoráveis personagens de Souza, a fala aqui é sobre gratidão, foco e autorresponsabilidade.

 

 

Grandes mulheres que mudaram o mundo
De Kate Pankhurst, o livro da Vergara & Riba focaliza a história de grandes mulheres com o propósito de estimular, nas crianças, a ideia de que todos os sonhos são possíveis e alcançáveis. “Heroínas” como Rosa Parks, Anne Frank e Chiquinha Gonzaga, entre tantas outras, têm suas trajetórias revisitadas com linguagem e imagens cativantes.

 

 

 

Todos são bem-vindos — Não importa quem você seja
Da Ciranda Cultural, o livro de Patricia Hegarty trata de diversidade e respeito ao dar forma a história da “construção” de uma casa em que as portas vão estar abertas para todo mundo: altos ou baixos, gorduchos ou magrinhos, ricos ou pobres. Esse é o sonho de um ratinho e só pode se concretizar se todos estiverem dispostos a participar.

 

 

Coleção Pipoquinha
Da Íntrinseca, a coleção é uma ótima ideia que agrada igualmente pais e filhos ao apresentar, no formato de um irresistível livro infantojuvenil, grandes sucessos dos cinemas, em títulos como E.T. – O extraterrestre, Esqueceram de mim e De volta para o futuro.