Adoráveis campeões

Vitoriosos em diferentes modalidades esportivas, alguns atletas brasileiros consagrados internacionalmente contam suas trajetórias em livros e confirmam que a vocação, a habilidade e a paixão foram cultivadas desde a infância

*Matéria publicada na revista Vila Cultural 165 (Janeiro/2018).

 

Gabriel Medina
O livro de Túlio Brandão para a editora Primeira Pessoa conta a trajetória do primeiro campeão mundial de surf do Brasil, sonho que, descobre-se no livro, Gabriel alimentou desde a infância vivida em Maresias, litoral norte de São Paulo. Fenômeno de uma modalidade tradicionalmente dominada por americanos e australianos, Medina se transformou em estrela do esporte internacional e inspiração para muitos surfistas que admiram o estilo de vida e todas as conquistas do vencedor.

 

Giba neles!
No livro da editora Globo, o ídolo do vôlei conta uma história repleta de momentos de superação – como a leucemia aos quatro meses de idade –, de encontros fascinantes e de polêmicas – como o doping na Itália –, até a conturbada derrota da seleção brasileira de vôlei no Mundial de 2010.O livro foi feito em parceria com o jornalista Luiz Paulo Montes.

 

                                               

Guga, um brasileiro
Em um relato sincero e empolgante que não economiza emoções, o tenista conta no livro publicado pela Sextante as passagens mais marcantes de sua vida desde a infância até o junho de 1997, quando passou de coadjuvante a protagonista no torneio de tênis mais charmoso do mundo, o Roland Garros, que o fez entrar para a história do tênis mundial e do esporte brasileiro.

 

Poliana Okimoto
De Daniel Takata Gomes e Helio de La Peña, o livro lançado pela Contexto conta a trajetória de Poliana Okimoto, inspiração para uma legião de nadadores desde a medalha olímpica que ela conquistou em 2016 na maratona aquática no Rio de Janeiro. Foi a primeira obtida por uma mulher brasileira na natação, conquistada por Poliana depois de muito trabalho e superação como só os campeões podem fazer para chegar lá, percorrendo um caminho repleto de alegria, decepção, superação, pioneirismo e glória.