Uma conversa direta

O mastologista Silvio Bromberg lança livro com as questões mais relevantes sobre o câncer de mama

 

*Matéria publicada na revista Vila Cultural edição 191 (Março/2020)

 

O médico Silvio Bromberg/Fotos Divulgação

Uma das autoridades no país quando o assunto é câncer de mama, o médico Silvio Bromberg autografa dia 4 de março, na loja da Lorena, o livro Abrindo o jogo – Uma conversa direta sobre o câncer de mama (Paulinas), que quer ser precisamente o que o título propõe.

O câncer de mama é a doença de maior incidência entre as mulheres. Conforme explica Bromberg, professor da Unifesp e mastologista titular do Centro de Oncologia do Hospital Israelita Albert Einstein em São Paulo, trata-se de uma doença que, além de ainda carregar vários tabus, provoca muito medo. É um desconforto vivido desde o diagnóstico e que prossegue durante o tratamento. Não raro, o medo persiste após o término dessa fase. Por tudo isso, exige um acolhimento psicológico diferenciado às pacientes e requer informações precisas, claras, junto com um conhecimento que, por ser tão específico, se torna valioso nas tomadas de decisões do médico e da paciente.

“O entendimento de todo o processo não só facilita a aceitação como também ajuda a superar esse desafio que a vida impõe”, explica Bromberg, defendendo que a compreensão plena da situação é fundamental na jornada do diagnóstico ao pós-tratamento e envolve, além da paciente, familiares, amigos e todos que estão mais próximos.

A partir de suas vivências profissionais, Bromberg diz não ter dúvidas sobre a importância da força de vontade e da fé de suas pacientes durante o tratamento. Na percepção dele, além de todo o raciocínio e entendimento clínico, a fé suporta, assiste e complementa a trajetória de enfrentamento do câncer de mama. “A paciente tem que ter fé nela mesma, no médico, no tratamento e, se for possível, fé em algo maior. Isso gera tranquilidade, facilita a passagem por essa vivência difícil, aumenta e afeta de maneira positiva a resposta ao tratamento”, diz o médico.

O livro inclui também depoimentos de pacientes. “Os médicos não têm ideia, mas eles são capazes de começar a curar a partir de uma palavra, um olhar, um abraço”, escreve a atriz e apresentadora Ana Furtado no livro. “Fico feliz que esta coletânea vá ajudar tanta gente”, declara a jornalista e empresária Joyce Pascowitch.

 

LANÇAMENTO
Livro: Abrindo o jogo – Uma conversa direta sobre o câncer de mama (Paulinas), de Silvio Bromberg.
Loja: Lorena
Quando: dia 4 de março, às 19h